Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
VARIZES: conheça como prevenir e tratar
 

As varizes são veias que se dilataram e ficaram "tortuosas", ou seja, mudaram de curso. Elas podem ocorrer de diversas formas como pequenas linhas avermelhadas, azuladas ou ainda na forma de nódulos escuros que saltam na pele. De qualquer maneira, trata-se de um problema na circulação sangüínea e que deve ser tratado.

As mulheres são mais propensas a desenvolver varizes do que os homens. A proporção é de um homem para cada quatro mulheres. Sabe-se que um dos fatores disto é a influência dos hormônios sexuais femininos. Obviamente que os fatores genéticos também são muito importantes, assim como os hábitos e a saúde da paciente bem como o uso da pílula anticoncepcional e do salto alto.

PREVENÇÃO

- Pratique exercícios regularmente;
- Tenha uma alimentação saudável;
- Não fume;
- Evite o estresse.

Você já sabe que o caminho para uma melhor qualidade de vida começa nestes pontos, mas existem alguns cuidados extras que podem ser tomados. Confira:

- Evite o uso de saltos altos, pois atrapalham a circulação sanguínea;
- Se for começar a tomar pílula anticoncepcional, peça orientações ao seu médico;
- Tente não carregar pesos. Caso seja impossível livrar-se deste hábito, use carrinhos com rodinhas.
- Evite ficar na mesma posição o dia inteiro. Se for inevitável, esporadicamente levante-se para liberar a circulação do sangue.
- Modere nos exercícios de musculação e aeróbica de alto impacto, pois eles provocam uma maior tensão nos vasos e, conseqüentemente, a sua dilatação.
- Lugares quentes como saunas, sessões de bronzeamento ou banhos quentes por muito tempo também provocam dilatação dos vasos.
- Deite-se com as pernas elevadas, para favorecer o retorno venoso. É extremamente relaxante.
- Jamais trate as varizes sem o acompanhamento de um angiologista.

TRATAMENTO:

O quanto antes for iniciado o tratamento, mais rápida será a solução para as varizes.
A escleroterapia é o método mais utilizado para as varizes pequenas. Consiste na aplicação de injeções nas veias. Também pode ser feita sem injeção, por laser ou radiofreqüência.
Já para as varizes de maior calibre, o método é o da microcirurgia. Na maioria dos casos pode ser feita até em ambulatório com anestesia local.

 
Fonte:
Data: 25/10/2002
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.