Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
OVERTRAINING: você anda praticando excesso de exercício
 

O overtraining, ou seja, o excesso de treinamento é uma prática que vem aumentando a cada dia, inclusive entre as crianças. Há cinco anos, esta era uma síndrome característica de atletas profissionais. Porém, alertam médicos do esporte, ela vem surgindo nas academias, atingindo alunos viciados em malhação, corredores amadores e até crianças.

Para perceber a ocorrência do overtraining, a pessoa deve se analisar. Se existe a falta de rendimento no exercício causada por excesso de treinamento, este pode ser um sintoma do overtraining.

Além disso, outros sintomas podem ocorrer como aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, insônia, irritabilidade e queda do sistema imunológico.

Assim, o exercício, que deveria funcionar como uma válvula de escape, acaba virando um fator a mais de estresse.

O descanso é fundamental para o rendimento do treinamento.Deve ser de no mínimo 24 horas após a prática dos exercícios. Descansar não é importante só para a mente, mas para os músculos. E é justamente durante o descanso que a musculatura se fortalece.

Por vezes, o problema não é somente o excesso de exercícios puro e simples, mas sim a repetição exagerada sobre uma única estrutura do corpo.

Para se livrar do quadro de overtraining, é preciso suspender a malhação, o que significa deixar de se valer dos benefícios da endorfina, substância liberada durante a prática de exercícios e que causa sensação de prazer.

Veja quais são os sintomas da síndrome do excesso de exercício:

- Queda no desempenho, ou seja, os exercícios não surtem efeito.
- Queda na imunidade, tornando o organismo suscetível a doença.
- Fadiga; em vez de animado, a pessoa fica prostrada.
- Insônia ou noite mal dormida.
- Alteração no apetite (passar a comer demais ou muito pouco).
- Lesões musculares e fraturas de estresse.
- Irritabilidade, ansiedade, agressividade e nervosismo.
- Aumento na pressão arterial e na frequência cardíaca.
- Ausência de menstruação (amenorréia), que pode durar meses.

Como evitar o overtraining

1- Exercitar-se por, no máximo, cinco vezes por semana, uma hora por dia.
2- Respeitar o tempo de recuperação do corpo: no mínimo, 24h entre um dia de exercício e outro.
3- Manter a frequência ideal de batimentos cardíacos segundo a idade, o peso e o condicionamento.
4- Variar o tipo de exercício, intercalando aeróbicos e anaeróbios, e evitar repetições.
5- Manter alimentação equilibrada e evitar dietas radicais.

 
Fonte:
Data: 24/9/2002
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.