Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
EUTONIA: a conscientização através do autoconhecimento
 

A Eutonia foi criada por Gerda Alexander na primeira metade do século XX e consiste em um processo pedagógico, de abordagem corporal onde se pesquisa a sistemática do equilíbrio de tensões do corpo.

É indicada para qualquer pessoa que deseje aprofundar seu autoconhecimento, buscar melhor qualidade de vida e ampliar sua visão criativa, sua capacidade expressiva e sua relação com o mundo.

Durante as sessões individuais ou coletivas são utilizados materiais que auxiliam no reconhecimento dos estados corporais, emocionais e mentais do aluno naquele momento preciso.

Os objetos são de texturas, densidades e formatos variados (bolinhas de tênis, borracha, ping-pong, bexigas, bambus, semente, tecidos) e até a própria mão do aluno, além de sons, vibrações, etc. O objetivo é despertar o conjunto dos órgãos dos sentidos para o reconhecimento e resposta à pergunta “como me sinto agora?”.

O equilíbrio de tônus tem consequências benéficas para a respiração e circulação sanguínea e linfática, melhorando o funcionamento orgânico como um todo (inclusive hormonal) e equilibrando os estados emocionais.

Como resultado da prática constante da Eutonia observa-se a melhoria geral do funcionamento orgânico: processos digestivos, regulação da respiração, equilíbrio de circulação sanguínea e linfática, regulação de processos de excreção, benefícios no funcionamento hormonal, qualidade de sono, distúrbios de stress e alimentação.

Existe ainda a influência benéfica na relação com outras pessoas e com o mundo, acentuando o equilíbrio emocional e psíquico dos alunos.

 
Fonte:
Data: 24/9/2002
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.