Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
ESTRESSE: conheça os oito passos que levam ao estresse
 

O estresse é o grande inimigo da vida moderna causando desgaste físico, mental e emocional.

Vamos expor oito importantes estágios do processo de estresse que devem ser observados e analisados.

1- Ansiedade

A ansiedade se deve, basicamente, à falta de controle sobre o futuro. Normalmente, a ansiedade se manifesta pela dor no peito. O curioso e que as pessoas ao descreverem esta fase costumam colocar a mão no coração.

2 - Excesso de cobrança

Com a intensa ansiedade, a exigência consigo mesmo também aumenta. A pessoa começa a se sentir obrigada a trabalhar mais do que deve, a fazer serviços que não são de sua responsabilidade e a se sentir cobrada pelos outros.

O excesso de auto-cobrança é prejudicial pois esta situação evolui para uma desorganização total da vida do profissional.

3 - Incapacidade de planejamento

A pessoa inicia um momento em que não consegue mais organizar e planejar a sua vida privada, deixando-a mais ansiosa. A saída é muito diálogo.

4- Pré-ocupação

Antes mesmo das tarefas surgirem a pessoa já está preocupada. Evitar pensar em assuntos que podem ser resolvidos mais tarde é uma boa solução. Depois, resolver com senso prático aquilo que está ao alcance.

5- Expectativas exageradas

A pessoa estressada começa a tentar fugir de suas tarefas cotidianas, e a almejar postos que não conseguirá ocupar tão cedo. Para evitar este processo, a receita é concentrar-se no que precisa ser feito.

6 - Inflexibilidade

Qualquer mudança passa a ser vista com muito medo. Ao mesmo tempo, o doente se sente incapaz de se ver livre do processo, repetindo comportamentos negativos e ficando extremamente irritado quando outras pessoas tentam ajudá-lo.

Esta é uma fase crítica em que a pessoa tende a se sentir refém da situação. É muito difícil alguém se libertar, sozinho, desses pensamentos obsessivos.

7 - Desagregação familiar

Depois de perder a noção de que pode se libertar da situação estressante, a pessoa acaba criando um clima insustentável em casa.

O indivíduo perde o interesse pelo sexo e pela convivência familiar, fazendo com que as pessoas à sua volta se sintam culpadas. A pessoa estressada pode destruir as relações conjugais e familiares.

8- Hiper-sensibilidade

O último estágio de evolução do estresse é a irritabilidade. Neste momento, absolutamente tudo irrita o profissional estressado: a luz, o barulho do telefone, a voz do chefe, o som do teclado do computador, tudo é motivo de insatisfação.

Nesta fase, o tratamento torna-se não apenas necessário, mas urgente. São vários os tratamentos possíveis. O que o indivíduo não pode é ficar nesta situação pensando que a vida profissional precisa ser assim.

 
Fonte:
Data: 12/7/2002
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.