Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
DESMAIOS: conheça uma maneira inusitada de evitá-los
 

Um conselho para lá de estranho. Quer evitar o desmaio, cruze as pernas. Um estudo divulgado esta semana na Holanda oferece este conselho às pessoas propensas a desmaios.

Os pesquisadores do Centro Médico Acadêmico de Amsterdã, na Holanda, decidiram ver se as pessoas que costumam desmaiar se beneficiariam de uma técnica desenvolvida para quem sofre de uma doença que provoca queda de pressão ao estar de pé.

A técnica é simples. Ao sentirem tontura, os pacientes devem cruzar suas pernas, colocando um tornozelo sobre o outro naquilo que os pesquisadores chamam de "posição de coquetel". Depois, tensionam os músculos de suas pernas, nádegas e abdômen, expulsando o sangue das pernas em direção à cabeça.

O estudo foi realizado com 20 pacientes que sofrem de tendência a desmaiar. Usando a manobra de cruzar as pernas e comprimir os músculos, a pressão sangüínea e o batimento cardíaco de todos os pacientes se estabilizaram.

Em geral, os desmaios ocorrem quando o cérebro envia um sinal que abre mais os vasos sangüíneos, reduzindo a pressão arterial e fazendo com que o sangue flua do cérebro para as pernas.

O sinal também desacelera o coração, que, por conseqüência, desacelera o fluxo de oxigênio para o cérebro. Para algumas pessoas o desmaio ocorre devido ao estresse emocional, entre outras situações.

 
Fonte:
Data: 6/9/2002
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.