Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
AUDIÇÃO: você cuida bem da sua audição?
 

A audição é um canal sensorial de grande importância para o nosso relacionamento com o mundo ao redor. Geralmente as pessoas só percebem que tem uma perda auditiva quando já está adiantada ou quando ela vem associada a outros fatores como dores de ouvido, zumbidos, tonteiras e diferenças grandes na percepção do som de um ouvido para outro (no uso do telefone).

Uma pessoa com problemas auditivos perde uma quantidade enorme de informações e dependendo do grau (leve, moderado, severa ou profunda) e de quando aconteceu a perda (antes e durante a infância até a idade adulta), podem ficar prejudicadas a voz, a fala, a linguagem e até o comportamento e relacionamento com os outros.

O termo surdo-mudo é incorreto. Na verdade a pessoa é surda desde o nascimento e por não ter sido estimulada de forma adequada não aprendeu a falar.

Saiba com evitar as perdas auditivas:

* Mulheres devem tomar vacina contra rubéola, pois se durante a gravidez contraírem a doença, o bebê corre grande risco de nascer surdo.

* Fazer pré-natal adequado, pedindo orientação ao médico quanto às drogas que podem lesar a audição do feto.

* Brinquedos muito barulhentos podem deixar a criança agitada e até causar perda auditiva se a exposição for constante. O Walkman em intensidade alta e uso contínuo podem lesar permanentemente algumas células receptoras do som, ocasionando perdas.

* Exposição a ambientes muito ruidosos deve ser evitada e sempre que possível usar protetores auriculares.

* Objetos introduzidos no ouvido podem perfurar o tímpano e causar infecções auditivas.

* Pingar remédios ou fórmulas caseiras dentro do ouvido sem indicação médica pode causar problemas auditivos.

* Fogos de artifício são uma grande causa de perdas auditivas e até de surdez. Evite soltá-los ou frequentar lugares que os tenha. Se for inevitável proteja os ouvidos.

 
Fonte:
Data: 26/7/2002
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.