Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
OLHAR: cuidados básicos para a saúde dos olhos
 

Os olhos são extremamente sensíveis e necessitam de cuidados básicos. Você já deve ter percebido que se dormir mal, seus olhos no dia seguinte amanhecem vermelhos e inchados, deixando você com uma aparência cansada.

Confira algumas dicas para sempre ter um olhar saudável:

* Evite dormir com a cabeça enterrada no travesseiro. A altura do travesseiro é importante: a cabeça não deve ficar nem muito abaixo, nem muito acima do resto do corpo.

* Se você passa boa parte do seu tempo no ar condicionado, tem há sempre à mão soro fisiológico, principalmente se usar lentes de contato. Usado como colírio, ajuda a limpar e hidratar os olhos.

* Não abuse do álcool, pois os olhos ficam congestionados e inchados.

* Se você tem olheiras, identifique as causas para conseguir eliminá-las. Em geral, são causadas por herança genética. O jeito é disfarçá-las com corretivo. Algumas olheiras refletem problemas no fígado, rins ou simplesmente cansaço.

* Aquelas bolsas permanentes realmente incomodam. As que ficam na linha das olheiras são de gordura e tendem a aumentar com o tempo; as que aparecem logo abaixo dos cílios inferiores são musculares. É possível atenuá-las, mas a melhor saída é a cirurgia corretiva.

* Visite o oftalmologista regularmente. Para as pessoas que têm problemas de visão ou que já passaram dos 40 anos, o ideal é que a consulta seja feita a cada seis meses.

* Os cuidados em relação à televisão e, principalmente, ao uso continuado de computadores, são muito importantes. A cada uma hora, faça intervalos de cinco minutos para descansar os olhos e mantenha uma distância de pelo menos 50 cm do monitor.

* O uso de óculos escuros de boa qualidade (que podem ser ou não de grau, dependendo do caso) é fundamental para proteger a visão.

 
Fonte:
Data: 8/7/2002
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.