Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
AUTO-ESTIMA: o seu filho está tristonho? Saiba o que fazer.
 

A auto-estima é a habilidade que uma pessoa tem para se sentir valorizada e amada. O processo de desenvolvimento da auto-estima começa desde o momento em que a criança nasce e continua durante toda a sua vida.

Os pais a cada dia estão se preocupando com a auto-estima de seus filhos, pois já perceberam que o emocional bem resolvido determina o sucesso na vida em quase todas as áreas.

Muitas vezes os pais se sentem responsáveis por tudo aquilo que acontece na vida dos filhos. Especialistas dizem que eles são bons exemplos para seus filhos. Quando são bem resolvidos psicologicamente, as crianças costumam seguir o mesmo caminho.

Vamos dar algumas sugestões para aumentar a auto-estima do seu filho:

- Não importa se o seu filho é ainda um bebezinho. Comece desde já a "trabalhar" por ele e aplauda quando ele gargalhar, engatinhar, alcançar um objeto. Não economize nos elogios!

- Pendurar alguns dos desenhos deles em seu quarto, na cozinha, no escritório ou mesmo na porta da geladeira pode elevar muito a auto-estima.

- Se o seu filho estiver naqueles dias de baixo astral, tire da gaveta as fotos ou os vídeos das festinhas de aniversário. Nessas ocasiões ele é sempre o centro das atenções e irá perceber como é querido.

- Peça ao seu filho escrever uma lista das qualidades que aprecia nele mesmo. Depois faça com que ele relacione as partes mais bonitas do seu corpo. Pergunte por que motivo os amigos gostam dele: uma série de qualidades certamente será verbalizada.

- Estimule as crianças a escreverem um diário contando as experiências positivas que já vivenciaram.

Pequenos gestos do dia-a-dia podem ajudar as crianças a serem mais seguras e confiar em si mesmas. Você pode ajudar!

 
Fonte:
Data: 14/6/2002
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.