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INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL: a terceira inteligência
 

Há tempos atrás, era exigência das empresas que o profissional tivesse, exclusivamente, QI (quociente intelectual). Passados alguns anos, ele deveria saber lidar com as emoções e, portanto, ter um considerável QE (quociente emocional). Agora chegou a vez do QS (quociente espiritual). Mas, o que é isso mesmo?

O Quociente Espiritual é a base da auto-estima e dos valores. Ter com clareza em mente o que se quer, criar oportunidades para sua equipe e empresa e esbanjar motivação são atributos que podem lhe ajudar a subir na carreira.

Que tal conferir algumas das qualidades dos profissionais espiritualmente inteligentes e estimular ainda mais o seu quociente espiritual?

1 - Autoconsciência

Pratique o autoconhecimento profundo. Em que você acredita? Quais são os seus princípios? Esqueça os referenciais que não fazem parte da sua vida e crie uma rotina mais leve.

2 Diversidade

Aceite as pessoas que não pensam, se comportam e vivem como você. Ser diferente não quer dizer errado, simplesmente cada indivíduo tem uma histórico familiar e profissional baseado em outros fundamentos. O profissional diferente faz você a reavaliar sua forma de ser, pensar e agir.

3 Crença no que faz

Tenha coragem para defender seus pontos de vista. É muito importante acreditar naquilo que faz. As empresas valorizam funcionários que têm opiniões interessantes e boas propostas.

4 Lidar com as adversidades

Aproveite a oportunidade de qualquer acontecimento ou circunstância para aprender. Faça sempre a pergunta: o que posso aprender com isso?

5 Espontaneidade

Seja sincera, haja com o coração e sem preconceitos. Dá para ser espontânea sem atacar. Pese bem até onde pode ir. Considere que é muito difícil trabalhar num lugar onde não se pode mostrar os sentimentos.

6 Motivação por visão e valores

Procure um sentido maior para os seus atos, seja mais idealista. Acrediten que você participa da transformação do todo. Trabalhe acreditando no valor daquilo que faz, no seu produto.

7 Por que devo fazer isso?

O inconformismo faz com que as pessoas reparem em volta e queiram melhorar as situações. Talvez você enfrente olhares desagradáveis, já que nem todo mundo encara bem as mudanças. Mas vale muito a pena insistir.

8 Habilidade de se conter

Expressar-se claramente ajuda, mas é preciso também saber a hora de se calar para dar oportunidade aos outros de colocarem o que pensam. Procure fazer constantemente o exercício de comparar as suas aspirações com as dos colegas do seu departamento e da sua chefia. Tal análise vai ajudá-la a achar um eixo.

9 Visão holística

Ser holística é ver e fazer conexões entre fatos e idéias que envolvem a sua atividade porque você sabe que faz parte de uma organização e que o seu comportamento reflete no conjunto.

10 Compaixão

Ajude os profissionais com quem convive: clientes, fornecedores, colegas de mesa, chefes, subordinados precisam muitas vezes da sua palavra amiga. Não seja egoísta.

 
Fonte:
Data: 14/6/2002
 
 

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