Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
GRIPE: uma doença comum no inverno
 

Apesar de atacar nas estações mais frias, o vírus da gripe está no ar durante todo o ano. No outono e no inverno, o ar frio dificulta a dispersão de impurezas como poluição, poeira, vírus e bactérias. Desta maneira, aumenta o potencial de irritação e a possibilidade de contração de viroses.

Para quem tem o hábito de fechar as janelas quando está frio, é bom esquecer esta rotina. É imprescindível circular e trocar o ar viciado por ar puro. Os ambientes fechados são propícios à concentração de vírus e conseqüente contaminação fazendo com que todos compartilhem do mesmo ar.

Outro inimigo é o aparelho de ar condicionado. Ele resfria e retira a umidade do ar preparando, assim, o ambiente ideal para os vírus.

Na verdade, não existe um tratamento específico para as gripes e resfriados. Como todas doenças virais, elas acabam sendo eliminadas sem tratamento. Porém, o que podemos fazer é aliviar os sintomas.

Mas o que fazer quando o vírus da gripe se instala no organismo?

- Toma vitamina C: essa vitamina ajuda o corpo a produzir o interferon, que é o responsável pela destruição dos vírus, além de ajudar a produzir os elementos de defesa do corpo. Fontes de vitamina C: frutas ácidas, como laranja, limão, morango e tomate, e também, verduras.

- Descanse o quanto puder. Desta maneira, o seu sistema imunológico será ativado mais rapidamente.

Vacina

Pessoas com mais de 60 anos ou com doenças respiratórias crônicas devem ser vacinadas. O vírus atenuado, sem poder patogênico, induz à produção de anticorpos capazes de proteger o organismo.

Pessoas alérgicas a ovo também precisam ficar atentas. Como o vírus enfraquecido é cultivado na proteína do ovo, a vacina é contra-indicada aos alérgicos ao alimento.

Existem vacinas contra a gripe, mas nenhuma contra o resfriado. O grande problema em relação às vacinas contra gripe é que os vírus dessa doença estão mudando constantemente, por isso uma vacina que é adequada para prevenir uma gripe num ano pode não ser apropriada para o ano seguinte. Recomenda-se que pessoas mais idosas recebam a vacina, bem como pessoas imunodeprimidas, ou pessoas com freqüentes problemas respiratórios, ou ainda aqueles que vivem em lugares com muitas pessoas, como nos asilos e creches. A melhor época para tomar a vacina é no outono, para dar tempo da vacina agir.

 
Fonte:
Data: 7/6/2002
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.