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RADICAL LIVRE: combata esta molécula com uma boa alimentação
 

Cada célula do corpo necessita de uma fonte constante de oxigênio para converter o alimento digerido em energia. A queima do oxigênio, entretanto, tem seu preço: libera os radicais livres, moléculas instáveis que danificam as células sadias a medida que a queima vai ocorrendo pelo corpo. O corpo passa a ser mais vulnerável aos danos causados pelos radicais livres e a incidência de doenças degenerativas aumenta. Em outras palavras, isto significa envelhecimento.

Alguns fatores externos como a poluição, fumo, álcool, sol em demasia, distúrbios do sono, stress, drogas, alterações constantes do peso, excesso de atividade física, entre outros, também contribuem para o aumento de radicais livres e alterações da aparência da pele.

Para combater os radicais livres, a ingestão de alimentos antioxidantes é obrigatória, pois ajuda a diminuir o seu efeito, e aparentemente, retarda o processo do envelhecimento precoce.

Antioxidantes são substâncias que neutralizam os radicais livres ou seus efeitos. Alimentos antioxidantes são aqueles ricos em substâncias que podem "varrer" os radicais livres ou então fortalecer a membrana celular, para que os danos do "bombardeio" não afetem o núcleo e o DNA da célula.

Os benefícios do consumo de alimentos antioxidantes são muitos, como proteção contra o câncer, doenças do coração, catarata e outras doenças degenerativas.

A hidratação é fundamental na manutenção da pele. Ingerir no mínimo oito copos de água por dia faz um bem imensurável para o seu organismo.

As frutas e verduras frescas, os peixes, as nozes, os legumes e diversos óleos vegetais são ricas fontes de antioxidantes.

Veja alguns alimentos antioxidantes:

- Repolho, cenoura e frutas cítricas: aumentam a atividade enzimática;
- Óleo de canola, linhaça e nozes: inibem o estrogênio e reduzem a inflamação;
- Açafrão e cominho: protege contra os carcinógenos induzidos pelo tabaco;
- Brócolis e outras verduras crucíferas – inibe o crescimento de tumores;
- Rabanete e mostarda: induz a produção de enzimas de proteção.
- Tomates-cereja: indicado para a prevenção do câncer de próstata.
- To-Fu (queijo de soja): indicado na prevenção de câncer ginecológico e câncer de próstata.
- Sementes de girassol: fontes de vitamina E e bioflavonóides, protetores celulares.
- Milho e espinafre: previne as degenerações de mácula e retina.
- Abacate: faz bem para as artérias, reduz o colesterol, dilata os vasos sanguíneos. Inibe diferentes agentes cancerígenos.
- Abacaxi: ajuda a dissolver coágulos sanguíneos e é bom para prevenir a osteoporose. Não é indicado para quem sofre de gastrite.
- Ameixa seca: funciona como laxante, antibacteriana e antiviral.
- Alface: bom para amenizar a irritação. Há estudos que indicam que a alface, consumida em excesso, pode diminuir a libido.
- Alho: funciona como agente descongestionante, antiespasmódico, antiinflamatório e melhora a resposta imunológica. Comprovadamente é um antibiótico de amplo efeito. Diminui a pressão arterial e controla o colesterol.

 
Fonte:
Data: 31/5/2002
 
 

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