Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
DO-IN: a massagem que reequilibra a energia vital
 

O Do-in é uma técnica milenar de auto-massagem chinesa e se caracteriza pela pressão do polegar em determinados pontos de energia do corpo. O objetivo desta terapia é prevenir e tratar doenças, promover bem-estar, relaxar, harmonizar e equilibrar a energia vital.

A diferença entre o Shiatsu e o Do-in é a aplicação. O Shiatsu é a aplicação da massagem no outro e o Do-in é a auto-massagem. Ambas as técnicas utilizam as mãos pressionando os pontos de energia do corpo.

Confira alguns benefícios do Do-in:

-Eliminação do cansaço causado por tensões e doenças;
-Combate ao estresse, com melhora do humor;
-Fortalecimento do sistema de defesa do organismo;
-Redução ou eliminação dos sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) e do climatério;

Conheça passo a passo da prática Do-in:

1. Nas primeiras vezes em que for aplicar a técnica, é indicado submeter-se aos cuidados de um especialista. Só faça a auto-massagem quando aprender a técnica.

2. A pressão feita com o polegar sobre os pontos de energia, tem como objetivo desbloquear o fluxo de energia que circula nos meridianos. Ao pressionar esses pontos, a energia se dispersa, acalmando assim o órgão afetado.

3. Cada ponto deve ser pressionado em média de 2 a 5 minutos.

4. Com um simples toque é possível aliviar dores, reanimar a pessoa após um desmaio, suspender soluços etc. Para problemas como dores de cabeça, o alívio é imediato.

5. Muitas vezes, pode haver um agravamento dos sintomas logo após a sessão de massagem, mas não se preocupe, pois indica que o processo de alívio da dor está começando.

6. Não existem contra-indicações. Casos de febre, problemas dermatológicos e gravidez exigem um certo cuidado. Consulte um especialista.

Vamos ensinar algumas práticas que facilitam o cotidiano. Se você estiver com dor de cabeça, pressione profundamente com a polpa do polegar o ponto localizado no final da linha formada quando se unem os dedos indicador e polegar durante dois minutos. Espere um minuto e repita a pressão. Faça isto três vezes.

Em caso de rinite, sinusite, bronquite e congestão nasal, a pressão deve ser realizada na depressão ao lado da asa do nariz (ambos os lados) com a ponta dos polegares ou dos indicadores durante dois minutos. Espere um minuto e repita a pressão. Faça isto três vezes.

 
Fonte:
Data: 31/5/2002
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.