O Ofurô é um tanque oriental feito de madeira-de-lei, muito utilizado no Japão em rituais de purificação e relaxamento. É totalmente artesanal e sua confecção dispensa pregos e parafusos, pois é feito com uma técnica especializada de encaixes das madeiras. Os orientais acreditam que o aço e o metal retêm energias negativas.
No Japão, os banhos são coletivos. Já no Brasil, o banho é individual e utiliza óleos aromáticos, pétalas de rosa, velas coloridas e música suave. É o momento de renovar os pensamentos, recuperar a energia e encontrar o equilíbrio físico e mental.
A temperatura da água varia entre 32 e 38 graus. A alta temperatura causa uma vasodilatação e possibilita que os ingredientes usados atuem na corrente sanguínea.
Como o organismo humano é composto por cerca de 70% de líquido, quando se entra no ofurô, acontece uma transmissão térmica que aquece a água do corpo. Essa água aquecida circula pelo corpo, ativando as funções de uma maneira geral, em particular os rins. O reflexo disso na pele é excelente.
Os principais efeitos servem para aliviar as tensões, estimular a circulação, desintoxicar a pele e acalmar. Por ser muito quente, o banho não deve ultrapassar 20 minutos. Também não é recomendado para pessoas com problemas de pressão ou cardíacos e, para as grávidas, só com recomendação médica.
O ofurô é indicado para quem tem problemas de pressão, intestinais, renais, e, principalmente, para doenças articulares, como artrites, artroses e reumatismos. Ele provoca uma sudorese e elimina as toxinas, realizando uma espécie de drenagem no corpo.
Para cada banho, existe uma indicação correta como a utilização de saquê, leite de cabra, vinhos e plantas. O vinho é considerado uma boa alternativa que auxilia no tratamento dos radicais livres. Já o leite de cabra possui componentes hidratantes.
Saiba mais sobre algumas essências:
1- Eucalipto: indicado para casos de estresse, ansiedade, sendo também um excelente purificante. No corpo agem como expectorante, recomendado para resfriados, coriza, sinusite e dores musculares.
2- Sândalo: induz ao relaxamento profundo, ao auto-controle e meditação.
3- Alecrim: indicado para memória fraca, cansaço mental, como antidepressivo e contra apatia.
4- Sal Marinho com Pétalas de Rosas: age como desintoxicante e retira energias negativas. O sal marinho também contém sais minerais, sódio, cloro e o magnésio, eficazes na retenção hídrica, enquanto o cloreto de magnésio ajuda a combater dores e cansaço nas pernas.
|
|
|