Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
LEITE MATERNO:
Conheça os benefícios do aleitamento para a mãe e o bebê
 

O leite materno é o melhor alimento que o bebê pode receber. É um privilégio para quem dá e para que recebe já que foi especialmente projetado para satisfazer às necessidades do ser humano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem preconizado o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, no mínimo.

De fácil digestão, dificilmente traz problemas gastrointestinais como diarréia, prisão de ventre, vômitos e alergia. Protege contra doenças, já que possui anticorpos maternos que inibem o crescimento de bactérias no intestino do bebê. É prático, podendo ser oferecido à criança em qualquer momento e em qualquer lugar, estando na temperatura ideal.

Uma dos melhores benefícios é a possibilidade da troca de afeto e carinho entre mãe e filho, importantíssima para o bem estar de ambos.

O desmame deve acontecer idealmente após um ano de idade, quando mãe ou filho não tiverem mais interesse na amamentação. Deve ser feito gradativamente, primeiro estabelecendo três ou quatro horários fixos para amamentar. Por exemplo, pela manhã, à tarde, à noite e antes de dormir. De forma alguma amamentar em outros horários.

Após uns 15 dias, quando a criança estiver acostumada com os horários, inicia-se a retirada das mamadas, começando pela da manhã.

Veja algumas dicas:

Coleta de leite

1- O momento de fazer a coleta depende dos horários da mãe e do bebê;
2- Tentar fazer a coleta nos horários em que o bebê normalmente mamaria;
3- Em geral, o suprimento de leite é maior pela manhã;
4- Tentar fazer a coleta entre as mamadas;
5- Caso o seu bebê não mame todo o leite, aproveite para coletar o restante e guardá-lo.
6- Iniciar o processo de coleta duas semanas antes da mãe retornar ao trabalho, para fazer um bom estoque.
7- A extração do leite pode ser feita de três maneiras: por extração manual, com bomba ou com máquina.

Aquecimento do leite

O leite que estava armazenado deve ser aquecido para chegar à temperatura mais próxima do peito da mãe. Para isso, ele deve ser aquecido em banho-maria. Não utilize o microondas, pois ele destrói alguns nutrientes e propriedades imunológicas presentes no leite materno.

Também deve ser evitada a fervura do leite, pois ocorre a destruição da lipase (importante enzima digestiva) e redução dos efeitos da imunoglobulina A, o que diminui o valor imunológico do leite materno.

DETALHES IMPORTANTÍSSIMOS!

* Não rearmazene o leite descongelado;
* O leite pode ser conservado na geladeira por 24 horas e por 15 dias no freezer;
* Somente armazene o leite em recipientes de vidro esterelizados.

 
Fonte:
Data: 3/5/2002
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.