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VEGETARIANISMO:
Um estilo de vida que a cada dia ganha mais adeptos
 

Ser vegetariano é optar por uma alimentação que não implique no sacrifício de vidas animais, ou seja, o consumo de produtos de origem animal e seus derivados estão abolidos, mas podem incluir na sua alimentação, leite, laticínios e ovos. Assim, ao contrário do que muitos pensam, o regime vegetariano não é, exclusivamente, vegetal.

É bom que fique claro, que ser vegetariano é um estilo de vida e, para tanto, mudar radicalmente nem sempre é a melhor opção. Eliminar por completo alimentos que são apetecíveis pode causar sofrimento e ansiedade. Portanto, o ideal é conversar com vegetarianos e saber quais são realmente as vantagens para somente depois refletir e optar pela filosofia.

A maioria das pessoas se torna vegetariana unicamente por motivos de saúde. O segundo motivo mais comum é o respeito aos animais. Porém, não são todos os vegetarianos que assumem uma postura ativa contra as crueldades cometidas contra os animais, mas a dieta vegetariana em si mesma já é um enorme ato de compaixão para com eles.

Conheça os vários tipos de vegetarianos:

1- Lacto-ovo vegetariano: além dos alimentos de origem vegetal, come laticínios e ovos.
2- Lacto-vegetariano: inclui laticínios na dieta, mas não ovos.
3- Ovo-vegetariano: inclui ovos na dieta, mas não laticínios.
4- Vegan: não consome qualquer espécie de produto fabricado a partir de animais abatidos ou que envolva a exploração de animais vivos, sejam alimentos, artigos de vestuário, cosméticos, produtos de limpeza ou qualquer utensílio.
5- Frugívoro: consome apenas grãos, nozes e frutas.

Saiba alguns alimentos vegetarianos:

Cereais - trigo (pão e massas), aveia, centeio, etc.
Grãos – feijões, soja, arroz, ervilhas, lentilhas, grão de bico, etc.
Nozes e castanhas - amêndoas, nozes, castanhas do pará, etc.
Sementes – de girassol, de abóbora, etc.
Frutas
Legumes e hortaliças.
Derivados de soja - tofu, tempeh, proteína de soja, etc.
Óleos vegetais e gorduras vegetais – margarina, gordura vegetal, azeites.

Dicas para se tornar vegetariano:

1) LEIA - Pesquise muito sobre o assunto. Procure informações em livrarias e principalmente na Internet.
2) REFLITA - Pense a respeito dos animais. Pense a respeito do seu corpo. Pense sobre a Terra. Dispa-se de preconceitos, evite idéias convencionais.
3) CONVERSE - Fale com vegetarianos e com não-vegetarianos. Faça perguntas e compare pontos de vista.
4) DEFINA OBJETIVOS - Comece tentando ficar um mês ou dois sem comer aquele hambúrguer. Veja como você se sente e reage a um desafio desses.
5) COZINHE - Aprender a cozinhar pode ser muito divertido e interessante. Faça um curso, ou compre livros de culinária vegetariana.
6) COMA COM CALMA - Transforme seu almoço ou jantar em um momento especial. Uma mastigação cuidadosa, sem pressa, é muito importante para o vegetariano.
7) PRESTE ATENÇÃO - Tente notar as necessidades do seu organismo. Não se recuse a dormir quando estiver cansado, não se recuse a comer quando tiver fome. Procure perceber se algum alimento produz mal estar no seu corpo. Note se algum alimento o faz se sentir cansado, irritado, agitado, ou sonolento. Respeite o seu corpo. Aprenda a identificar as relações entre o que você come e o seu comportamento.
8) MUDE SEU ESTILO - Tente uma mudança no seu estilo de vida. Combinar um novo desporto, uma dança, ou uma terapia (como a yoga), a uma mudança alimentar pode ser uma boa forma de quebrar velhos condicionamentos.
9) PREPARE-SE - Esteja pronto para enfrentar resistência da família e dos amigos. Seja firme e confie nas suas próprias escolhas. Ter um amigo vegetariano pode ser um apoio valioso quando surgir alguma dúvida.
10) COMEMORE - Marque o dia em que você parou de comer carne e comemore esse dia. Alegre-se com essa decisão! Mas lembre-se sempre que o vegetarianismo não é um ato isolado, mas um estilo de vida alcançado gradualmente.

 
Fonte:
Data: 3/5/2002
 
 

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