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Mudança de hábitos x Alzheimer
 

Investir na qualidade de vida da pessoa da Terceira Idade continua sendo o melhor remédio para prevenir e, caso constatada a doença, amenizar os efeitos do Alzheimer – um mal que afeta o funcionamento do cérebro, prejudica a memória, o humor e o comportamento de homens e mulheres, especialmente a partir dos 65 anos.

Como as causas do Alzheimer ainda são desconhecidas, o melhor tratamento também não foi encontrado. Sabe-se, por exemplo, que a doença tem relação com determinados tipos de mudanças nas terminações nervosas e nas células cerebrais que interferem nas funções do conhecimento.

Agora, como reverter esse quadro é a resposta que os cientistas ainda não conseguiram dar. O tratamento feito com remédios que agem na memória e no aprendizado demonstra que a eficácia diminui com o passar dos anos: seja por meio de anticolinesterásicos – que compensam a carência de acetilcolina, mediadora da memória, seja por meio de antiglutamatérgicos – que diminuem a sobrecarga de cálcio.

Há, também, o tratamento sem remédio, focado em ações multidisciplinares envolvendo diferentes especialidades, tanto médicas, quanto outras, não-médicas, e que visam mais o comportamento, para reeducar a pessoa, fazendo com que a convivência com a família e a comunidade seja capaz amenizar os efeitos devastadores da doença.

Descoberta pelo médico alemão Alois Alzheimer, no início do século passado, o mal leva à demência da pessoa, gerando dificuldades para lembrar nomes, falar, aprender, fazer julgamentos, executar tarefas do dia-a-dia, planejar, enfim, viver.

Assim, já a partir dos 50 anos, o ideal é tomar precauções que, de forma científica, foram provadas que funcionam. São dicas que se referem ao estilo de vida de cada um e que devem ser seguidas por todos os que querem envelhecer com qualidade:

. Consumir Ômega 3, que está presente nos peixes e que também evita o processo de arteriosclerose;

. Consumir moderadamente vinho tinto, tipo Cabernet Sauvignon; . Consumir frutas e sucos de frutas, que possuem substâncias antioxidantes, capazes de atenuar o processo de desgaste do organismo;

. Evitar produtos calóricos;

. Exercer atividades mentais e intelectuais, tais como, leitura, jogos, palavras cruzadas, aprendizado de idioma;

. Praticar exercícios físicos;

. Manter relacionamentos sociais, por meio do contato com outras pessoas e participação em atividades comunitárias.

 
Fonte: Titan Comunicação
Data: 20/6/2008
 
 

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