Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
ÁGUA: saiba os benefícios que ela traz ao seu organismo
 

A água como fonte de energia
A água está diretamente ligada ao equilíbrio vital, a saúde e a beleza. Ela é extremamente importante para a manutenção do organismo. Uma pessoa adulta deve beber cerca de dois litros e meio de água todos os dias.
Esta quantidade pode ser obtida através de chás, sucos, caldos ou ainda através de uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas. Uma dica para os esportistas: aumentem a ingestão de líquidos para suprir as perdas que acontecem durante as atividades físicas. A água é o meio no qual acontecem as mais diversas transformações químicas do corpo. Importante para a saúde geral, a água afeta certos órgãos vitais, como os rins, além de ser um elemento importante na composição sangüínea.
Através do sistema circulatório, as substâncias não aproveitadas são eliminadas pelo organismo. Quando esse volume não é suficiente, ocorrem várias alterações, fazendo com que os rins retenham mais sal e líquidos, na tentativa de preservar a circulação. De outra forma, quando há volume excedente, outros mecanismos ajudam a acelerar o funcionamento renal. É possível ficar algum tempo - pouco normalmente - sem beber água. Porém, nesse período, os rins trabalharão com menos intensidade, economizado ao máximo. O corpo humano sobrevive longos períodos sem alimento, mas não resiste a um jejum líquido prolongado.
Outra tarefa que a água assume dentro do nosso organismo é a de resfriar o calor interno, equilibrando essa temperatura através do suor. Além dessa função, a sudorese é um dos canais de eliminação de toxinas e resíduos não aproveitados pelo corpo e uma arma de controle fundamental do nosso organismo.
E lembre-se, jamais deixe de tomar água.

 
Fonte:
Data: 12/4/2002
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.