Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
CHÁ: conheça a origem curiosa e o poder curativo das folhas
 

O Chá, depois da água, é a bebida mais consumida em todo o mundo. São inúmeros os benefícios e poderes curativos trazidos pelas folhas. Segundo alguns textos ligados à medicina natural e ao mundo da ervanária, existem alguns chás e infusões que podem aliviar certos tipos de mal-estar. Vale sempre lembrar:
Dores de cabeça: erva cidreira; camomila; alecriam; salva;
Calmantes: tília; manjerona; flor-de-laranjeira;
Antifadiga: tomilho; alecrim;
Dores menstruais: salsa; açafrão;
Ansiedade: camomila e raíz de valeriana;
Ressaca: menta; urtiga;
Soluços: hortelã-pimenta.
Origem e história do chá
A história do chá está assentada nos costumes da velha China onde se conta ter sido criado por volta de 2.800 anos a.C. por um Imperador chamado Shen Nung, considerado o Pai do Chá, uma vez que, conforme a lenda, o tal Imperador ferveu água para beber (o que é equivalente a destilá-la apara evitar doenças) e não observou algumas folhas caídas dentro do recipiente de água e, sentindo um aroma delicioso, arriscou a beber o conteúdo, que achou bastante saboroso.
Assim, passou a fazer experiências com várias folhas e desta forma o chá foi descoberto, passando a ser uma bebida que está presente em quase todas as sociedades do mundo.
Mesmo sendo pouco provável esta história, lenda é ela que nos costumes chineses consta para explicar a existência do chá. No entanto, é de se presumir que até chegar ao uso de apenas algumas ervas com propriedades inúmeras, inclusive medicinais, para a infusão, muita gente deve ter morrido tomando veneno puro no afã de descobrir novas ervas e novos sabores.
Assim uma coisa fica bastante clara: o chá é um produto que envolve todo um processo de sabedoria para se chegar até certas infusões que, nos dias atuais, estão à disposição das pessoas.
Basicamente o chá origina-se nas folhas verdes de árvores denominadas Camellia sinensis sinensis nativas da China e, hoje, presentes em quase todos os Continentes em suas classificações sisnensis sinensis e assamica.
Para se chegar à infusão estabelecida nos dias atuais, houve modificações desde a confecção do produto, quanto à torrefação e prensagem, até a distinção entre os chás verdes e pretos que conhecemos bem.

 
Fonte:
Data: 19/4/2002
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.