Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
ACUPUNTURA: saiba como o equilíbrio da energia yin e yang pode aliviar dores e curar doenças
 

A acupuntura é uma arte milenar existente há mais de cinco mil anos trazida da China para o Oriente e tem como finalidade a terapia e a cura das doenças através da aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. Equilibrando as forças yin e yang, a acupuntura promete aliviar dores, curar doenças e até combater a infertilidade!
O chi, energia que permearia todas as coisas, flui através do corpo através de 12 meridianos, ou seja, linhas energéticas que se interligam ao longo do corpo.
Quando o yin e o yang estão em harmonia, o chi flui livremente pelo corpo, e a pessoa tem saúde. Quando a pessoa se sente mal, está doente ou ferida, acredita-se que haja uma obstrução do chi ao longo de um dos meridianos.
São quase mil pontos que por intermédio das agulhas são estimulados fazendo com que a energia circule, desbloqueando o acúmulo, aliviando assim, as doenças e distúrbios emocionais por ele causado.
Ao serem inseridas, as agulhas provocam estímulos nas terminações nervosas, desencadeando alterações bioquímicas no organismo, que passa a liberar endorfinas, serotoninas e outros neurotransmissores.
Essas substâncias são encarregadas de transmitir impulsos nervosos, ou seja, as "mensagens" que nosso cérebro deve obedecer. Por isso, são responsáveis pelos vários tipos de sensações que o ser humano experimenta, como alívio da dor e sensação de euforia.
As agulhas podem ter uma penetração que varia de alguns milímetros até centímetros. Não se preocupe: as agulhinhas têm a grossura de um fio de cabelo.
A acupuntura funciona muito bem para alergias, rinites, asmas, dores musculares, infecções, depressões, ansiedade e stress.
Se as espetadinhas não curam problemas graves como câncer e Aids, ao menos aliviam os sintomas e os efeitos devastadores da do tratamento no organismo, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Grávidas também não precisam ter medo das agulhinhas. Elas aliviam enjôos, cólicas, constipação, azia, lombalgia, depressão pós-parto, entre outros problemas comuns na gravidez.
Uma das variações da acupuntura tradicional é a chamada auriculoterapia ou acupuntura auricular. É um método de diagnóstico e tratamento baseado na crença de que a orelha seria o mapa dos órgãos do corpo.
Estima-se que algo entre 10 e 15 milhões de norte-americanos gastem aproximadamente 500 milhões de dólares por ano com acupuntura para qualquer coisa, desde aliviar dores e tratar dependência de drogas a combater a AIDS.

 
Fonte:
Data: 19/4/2002
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.