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VITAMINAS: um guia para você ter mais saúde e disposição!
 

As vitaminas são essenciais para o funcionamento ideal do organismo. As vitaminas são micronutrientes presentes em quantidades mínimas no nosso corpo. Sem elas não aconteceriam inúmeras reações metabólicas no interior das células. Elas combatem várias doenças e auxiliam no crescimento.
Nutricionistas e especialistas em alimentos acreditam que uma alimentação equilibrada é capaz de fornecer todo o tipo de vitamina necessária ao organismo.
Elaboramos um guia básico das vitaminas para você saber exatamente o que elas fazem pelo seu organismo. Confira:
VITAMINA A
Ação: previne alguns tipos de câncer, principalmente no pulmão, além de prevenir a cegueira noturna e fortalecer o sistema imunológico. É um antioxidante (previne o envelhecimento), dá elasticidade à pele, brilho aos cabelos e fortalece as unhas.
Fonte: óleo de fígado de bacalhau, fígado de boi, cenoura, salsa, ervilha, couve, mostarda, mamão, laranja, banana, manga e goiaba.
VITAMINA B6
Ação: fortalece o sistema imunológico, regula a transmissão entre os neurônios, tem ação antidepressiva e regula a tensão pré-menstrual. Previne a anemia, lesões na pele e problemas do sistema nervoso.
Fonte: arroz integral, nozes, fígado, semente de girassol, levedura de cerveja, germe de trigo e soja.
VITAMINA B12
Ação: previne a anemia já que ajuda a formar e regenerar as células vermelhas do sangue e participa na produção de energia. Proteção contra doenças do coração e danos no sistema nervoso.
Fonte: fígado de boi, bife, caranguejo, ostras e ovos.
VITAMINA C
Ação: aumenta a resistência às hemorragias e às infecções, além de prevenir o escorbuto e facilitar na cicatrização. Previne a arteriosclerose e diminui as chances de evolução do câncer. Combate os resfriados e é antioxidante.
Fonte: acerola, laranja, lima, limão, caju, goiaba, morango, banana, mamão, tomate, couve, kiwi e vegetais verdes.
VITAMINA D
Ação: Evita o enfraquecimento dos ossos e dentes, aumenta a absorção do cálcio, evita o raquitismo.
Fonte: óleo de fígado, peixe, fígado de boi, porco e gema de ovo.
VITAMINA E
Ação: diminui a viscosidade do sangue permitindo maior irrigação sanguínea aos tecidos do organismo, evitando o envelhecimento. Faz bem para a circulação e acelera a cicatrização.
Fonte: verduras folhosas, óleos vegetais, germe de trigo, gema de ovo e nozes.
VITAMINA K
Ação: fortalece os ossos e previne hemorragias.
Fontes: frutas e hortaliças verde-escuras.
Evite a automedicação e procure um especialista para orientá-lo melhor

 
Fonte:
Data: 19/4/2002
 
 

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