Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Piolho: E agora?
 

Seu filho está coçando a cabeça com muita freqüência? Reclama de dores no couro cabeludo? Ao dar uma olhada na cabeça do pequeno logo percebe: é piolho. Antes de se desesperar, o site Vida Perpetua explica mais sobre o assunto e dá dicas de como identificar e eliminar essas pequenas pragas que tanto atormentam.
O piolho do couro cabeludo é um inseto que se alimenta do sangue das pessoas. Os principais problemas são a rapidez com que se reproduzem e a forma de contágio. O piolho se instala no couro cabeludo e põe cerca de 6 ovos por dia que demoram entre 8 a 10 dias no período de incubação e depois começam a picar. Fortes dores, pontos avermelhados no couro cabeludo e coceiras são os principais sintomas da picada do piolho.
Pelo fato de preferirem locais quentes, podem ser mais encontrados na nuca e próximo das orelhas. Já as lêndeas, como são conhecidos os ovos ficam coladas no fio e são mais fáceis de serem reconhecidas do que os piolhos que se camuflam com a mesma cor do cabelo.
O problema é mais freqüente em crianças em idade escolar pelo fato de estar em contato próximo com outras crianças que podem transmitir o piolho. Porém, o contágio pode se dar também em adultos. Para evitar, ensine a criança a não usar pentes e escovas de outras pessoas, bonés e tiaras que podem estar contaminados. O mesmo vale para travesseiros de outras crianças.
Para acabar com o problema, o ideal é fazer uso de produtos específicos tais como xampus e loções. Caso a pessoa tenha alergia a alguma substância, o ideal é consultar um médico.
Para que o problema não retorne, é necessário fazer uma limpeza nos objetos que estiveram em contato com a pessoa infectada, tais como travesseiros, lençóis, pentes, escovas e bonés. Assim que o piolho é eliminado não existe a possibilidade de ocorrer novamente contágio por essas peças que podem estar infectadas.

 
Fonte:
Data: 4/9/2006
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.