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SONO: Um dos melhores remédios para aliviar tensões e ter um dia tranquilo
 

Dormir suficiente para restabelecer a energia física e mental está cada dia mais raro. As pessoas, em geral, têm dormido menos do que há dez anos. A média atual é de sete horas contra dez daquela época. Especialistas garantem que o ser humano deveria dormir de nove a dez horas por dia para ter uma vida mais saudável e tranqüila.

Mas, a vida moderna não permite esta regalia. Devemos ter cuidado e consciência dos efeitos danosos que a falta de sono traz ao organismo. Os prejuízos podem ser desde a falta de conhecimento como o aumento de irritabilidade e da liberação de cortisol e ACTH, hormônios relacionados com o estresse.

Então, anote algumas orientações para melhorar a qualidade de seu sono:

1. Procure deitar e se levantar em horários regulares todas as noites;
2. Vá para a cama somente quando estiver sonolento, com sono;
3. Não use a cama para leitura, ver televisão ou alimentar-se, prefira a sala ou outro ambiente. A cama deve estar relacionada como ato de dormir;
4. Evite ficar na cama sem dormir. Se necessário levante e faça uma atividade calma até ficar sonolento novamente. Ficar na cama rolando de um lado para outro gera estresse e piora a insônia;
5. Estabeleça um ritual de relaxamento antes de se deitar; um banho quente, diminuir a luminosidade do quarto enquanto se prepara para deitar;
6. Evite uso de álcool e de cafeína pelo menos seis horas antes do seu horário de dormir;
7. Não se alimente próximo ao horário de dormir;
8. Evite cochilos durante o dia; eles atrapalham seu sono à noite.
9. Procure se ocupar durante o dia, evitando o ócio.
10. Faça atividades físicas regularmente, porém evite exercícios fortes no final do dia, prefira os períodos da manhã ou almoço. No final do dia, os exercícios precisam ser mais leves como alongamento ou caminhadas, e pelo menos 4 horas antes de dormir.

 
Fonte:
Data: 26/4/2002
 
 

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