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Curiosidade: Margarina ou manteiga?
 

Nada mais gostoso do que um bom pãozinho com manteiga ou margarina pela manhã. Melhor ainda se ele vier acompanhado com um cafézinho com leite. Mas apesar de ser gostoso não é indicado abusar, principalmente do pãozinho, ainda mais se ele tiver recheado com manteiga ou margarina. Para você fazer a melhor escolha, dê uma olhada nas dicas do Site Vida Perpétua.
Tanto a manteiga como a margarina são gorduras, considerado o nutriente mais calórico de todos. Para se ter uma idéia, cerca de uma grama fornece 9 kcal. Por isso, é preciso ter moderação para o seu consumo.
A manteiga possui uma taxa de gordura saturada maior do que a manteiga. Cerca de 14 gramas, o correspondente a uma colher de chá, apresenta de 3,5 a 7 gramas de gordura. Já na margarina, para essa mesma quantidade, varia de 1 a 2,5 gramas.
O grande problema de consumir gordura saturada em excesso é que ela causa o aumento do colesterol que pode provocar problemas cardíacos.
Tanto a margarina quanto a manteiga contêm vitaminas e nutrientes bons para a saúde. Uma delas é a vitamina A que está naturalmente na manteiga. Já na margarina, algumas marcas adicionam essa vitamina para deixar a sua cor mais forte.
Porém, o maior problema desses dois produtos é a gordura trans. Essas gorduras são formadas através de um processo de hidrogenação natural, ou seja, quando o animal rumina, ou então, em um processo industrial, que faz com que os óleos vegetais líquidos virem gordura sólida. A industria alimentícia utiliza a gordura trans pois ela aumenta a consistência e prolonga o período de validade dos produtos.
Estudos apontam que o consumo exagerado dessa gordura causa graves problemas como o aumento dos níveis do colesterol total e do LDL, considerado o colesterol ruim. Além disso, também reduz o HDL, chamado de colesterol bom para a saúde. Ainda não existem dados que comprovem que o seu consumo possa trazer algum tipo de benefício.
Para saber se algum produto possui gordura trans em sua composição, basta ler os rótulos dos alimentos. Não é recomendado o consumo de mais de duas gramas desse tipo de gordura por dia.

 
Fonte:
Data: 18/8/2006
 
 

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