Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Bruxismo: Ainda não tem cura
 

Ranger ou apertar os dentes durante o sono. Assim é o bruxismo, um distúrbio que causa grande desgaste dos dentes. É considerado um hábito involuntário que acontece no período noturno. A ansiedade, medo e estresse podem ser fatores que desencadeiam o bruxismo e é mais comum nos dentes do fundo.

O principal problema causado pelo bruxismo é o desgaste dos dentes. Já os sintomas são dores e desconforto no rosto e boca, dores de cabeça que podem até atingir o ouvido e desgaste do esmalte dos dentes.

Ainda não existe cura para o bruxismo, pois não se sabe exatamente quais são as suas causas. Atualmente são utilizadas placas interoclusais, como se fossem aparelhos, em resina acrílica que aliviam os sintomas do problema reduzindo a atividade dos músculos e protegem os dentes contra o desgaste. Inicialmente, esse tipo de aparelho reduz a freqüência e a intensidade dos rangidos.

Essas placas são feitas a partir de moldes da arcada dentária. O seu uso se faz necessário apenas a noite, período que aparece o bruxismo.

Esse método de tratamento também pode vir acompanhado de um processo com auxílio psicológico para tentar reduzir as tensões do dia-a-dia, que podem causar o distúrbio. Costumes como mascar chicletes e morder objetos devem ser eliminados durante o tratamento.

 
Fonte:
Data: 17/10/2005
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.