Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Ludoterapia: Terapia através da brincadeira
 

Toda criança gosta de brincar. As brincadeiras são uma auto-expressão do cotidiano das crianças e pode ser utilizada como uma técnica de psicoterapia. Conhecida como ludoterapia, consiste na análise da criança durante as brincadeiras. Através da utilização de diferentes jogos e brinquedos, a criança exprime seus sentimentos, medos, curiosidades e vontades.

Com uma atividade lúdica, a criança tem a possibilidade de manifestar todos os seus problemas e por meio da análise de suas reações, o terapeuta consegue trabalhar em cima de todas as questões.

A ludoterapia é indicada para crianças entre cinco e 12 anos e pode ser feita individualmente ou então em pequenos grupos para que o profissional tenha controle do que cada paciente está fazendo.

A possibilidade de realizar a integração da criança com as brincadeiras faz com que o profissional possa tratar problemas relacionados ao aprendizado, questões emocionais, traumas e até algum tipo de distúrbio no comportamento.

Geralmente o tratamento se inicia com uma conversa com os pais que explicam para o terapeuta qual o tipo de problema que a criança está passando. Em seguida, o profissional entra em contato com a criança e deixa-a brincando livremente, de acordo com as suas necessidades.

 
Fonte:
Data: 10/10/2005
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.