Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Caspa: O vilão de todo dia
 

Se todo dia quando você acorda fica “brigando” com o seu cabelo por causa da caspa, não se desespere: esse problema é mais comum do que você imagina. Algumas pesquisas apontam que no Brasil ao menos 50% das pessoas entre 20 e 50 anos tem caspa pelo menos uma vez ao ano.

A caspa é causada por um aumento na oleosidade do couro cabeludo. Essa oleosidade é produzida pelas glândulas sebáceas. Com esse aumento, ocorre a descamação do couro, coceiras e as vezes um cheiro desagradável. Ela não é considerada contagiosa.

Esse problema é mais comum no inverno ou em épocas que ocorrem muitas mudanças na temperatura, pois com isso, as glândulas sebáceas são estimuladas e acabam produzindo mais oleosidade.

Além do desagradável, porém famoso tapinha nas costas para tirar a caspa, ela pode causar o aumento de fungos que agravam ainda mais o problema. Outros fatores acabam piorando como a água quente durante o banho, estresse e alimentação incorreta com muito açúcar.

Caso a caspa seja grave, é necessário buscar ajuda de um médico que irá fazer análises do couro e buscar as causas do problema. Se não for tratada, a oleosidade irá aumentar e o couro cabeludo pode ficar inflamado, e como conseqüência, ter a dermatite seborréica. Além disso, pode existir a possibilidade de queda de cabelo.

Para casos mais leves é preciso conseguir um equilíbrio na oleosidade do couro, sem oleosidade e que não esteja muito seco. Alguns xampus específicos para a caspa podem ressecar o couro cabeludo e estimular ainda mais a produção de óleo, não conseguindo acabar com o problema.

Para prevenir a caspa, mantenha o cabelo limpo, lavando-o com freqüência para retirar os resíduos de sujeira e eliminar a oleosidade. Os acessórios de cabelo devem ser lavados semanalmente. Manter uma boa alimentação também ajuda a prevenir o problema.

 
Fonte:
Data: 10/10/2005
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.