Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Licopeno: O segredo do tomate
 

Ele é ótimo acompanhando saladas ou como molho em massas. Considerado um alimento de poucas propriedades até há pouco tempo, ganhou lugar de destaque após algumas pesquisas constatarem seus benefícios. É considerado uma ótima fonte de vitamina C e Potássio que auxiliam no bem-estar do organismo.

O tomate é rico ainda em licopeno que é um excelente antioxidante que combate os radicais livres retardando o envelhecimento entre outros problemas. É encontrado em abundância no tomate. Estudos apontam que ele protege contra doenças cardíacas e alguns tipos de câncer como o de próstata, cólon e reto.

O licopeno é da família dos carotenóides. Ele e é um pigmento que dá a cor vermelha para frutas e vegetais como é o caso da goiaba.

Entretanto, acredita-se que o licopeno seja melhor absorvido pelo organismo se for aquecido. O calor rompe as paredes das células e acaba liberando o licopeno. Ou seja, é melhor para a saúde consumir o tomate em molhos e sucos ao invés do que in natura.

Porém os processos de industrialização para a fabricação de molhos não estraga o licopeno, mas existem algumas marcas de molhos que podem possuir níveis maiores. Além disso, algumas marcas também podem conter altos níveis de calorias e sódio.

 
Fonte:
Data: 3/10/2005
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.