Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Paladar: Os sabores dos alimentos
 

“Hum...que delícia!”. É isso o que dizemos quando comemos alguma coisa que gostamos ou que é agradável para o nosso paladar. Mas como as pessoas sentem o gosto dos alimentos?

Tanto o paladar quanto o olfato trabalham em conjunto. Para distinguir grande parte dos sabores, o cérebro necessita desses dois sentidos. Para as pessoas sentirem os sabores existem as papilas gustativas que recobrem a superfície da língua e algumas na garganta. Elas pegam os sabores e enviam as sensações para o cérebro.

Basicamente as pessoas conseguem diferenciar quatro sabores diferentes: salgado, doce, azedo e amargo. Porém, as combinações desses gostos produzem uma série de sabores para que possamos diferenciar cada alimento.

Apesar de não ser muito conhecida, existem pessoas que sofrem com a perda do paladar. A augesia é caracterizada pela ausência ou enfraquecimento do paladar. Esse problema é causado por condições que comprometem a língua como é o caso de um fumante, principalmente de cachimbo, ou de alguém que esteja tomando algum tipo de medicação.

Outro problema que pode acontecer é a distorção do paladar que é chamada de disgeusia que também são conseqüências das mesmas causas da perda. Queimaduras na língua também podem causar temporariamente esse problema.

Existem casos em que simplesmente o problema desaparece depois de algumas semanas. Ou então, é preciso procurar um médico para testar o paladar e verificar a causa dessa perda.

 
Fonte:
Data: 3/10/2005
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.