Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Shiatsu: A cura pelos dedos
 

O shiatsu é uma técnica de massagem chinesa que não usa nenhum tipo de aparelho, apenas os dedos e as palmas das mãos. Essa massagem tem o objetivo de devolver o equilíbrio energético do corpo para ajudar na melhora do estado de saúde. As energias Yin e Yang (positivas e negativas) precisam estar em equilíbrio para gerar a energia vital conhecida como Chi ou Ki.

Esse método tem origem na técnica chamada Anmá, considerada uma das mais antigas massagens asiáticas. Com a manipulação ocorre a estimulação que irá agir sobre o sistema nervoso autônomo. O shiatsu permite tratar de doenças, através da auto-cura, ou seja, o próprio organismo promove o tratamento dos distúrbios.

O shiatsu é indicado para dores musculares, estresse, tensão e alguns distúrbios orgânicos. Também pode fortalecer o sistema imunológico. A massagem não tem efeitos colaterais, desde que aplicada por um profissional habilitado.

Para retomar o equilíbrio, o terapeuta atua em pontos onde os fluxos de energia estão interrompidos. Acredita-se que as energias fluem pelo corpo através de canais chamados de meridianos de energia que são essenciais para o nosso equilíbrio físico e mental. Esses pontos são chamados em japonês de Tsubos que é onde a energia pode ficar parada e prejudicar o equilíbrio.

Na verdade, o Shiatsu parte do pressuposto que os órgãos do corpo humano estão ligados entre si por canais de energia, locais esses que circulam e movimentam essa energia de forma harmoniosa.

 
Fonte:
Data: 3/10/2005
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.