Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Vinagre: Não serve apenas como tempero
 

Tempero para comida e conservação dos alimentos. Essas são as principais maneiras como utilizamos o vinagre. Mas ele também ajuda na digestão, tem poder curativo e pode até ser usado como um cosmético. Dizem ainda que se o vinagre de frutas for usado no cabelo, tem o poder de deixá-lo mais brilhoso.

A palavra vinagre vem do francês vinaigre que significa vinho ácido. A origem do vinagre é datada há mais de 10 mil anos. Acredita-se que buscando fazer um vinho da época, uma família deixou um suco para fermentar. Ele estava fechado um uma jarra de pedra.

Porém, a jarra ficou esquecida por muito tempo e acabou se transformando em uma bebida muito ácida, diferente do vinho que estavam acostumados. Essa é apenas uma das teorias do que pode ter acontecido para o descobrimento desse produto.

O vinagre é feito a partir da fermentação de uma bebida alcoólica, sendo geralmente do vinho e da cidra. Ele é uma solução que passa por dois processos: fermentação alcoólica e a oxidação fermentativa. Na primeira o açúcar é convertido em etanol. Já na oxidação, o álcool se transforma em ácido acético.

Além de ser muito simples de ser preparado em casa, contém diversas propriedades benéficas para a saúde. Uma das formas mais simples e rápidas de se preparar um vinagre é colocar uma quantidade de vinho para ferver e reduzi-la a ¼ da quantidade inicial. Esse processo deve ser feito em fogo bem alto e a qualidade desse produto irá depender do vinho utilizado para o processo. O líquido deve ser armazenado em uma garrafa ou pote que esteja bem fechado e em temperatura ambiente.

 
Fonte:
Data: 26/9/2005
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.