Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Vinho: Conheça as suas propriedades
 

Degustar uma taça de vinho além de ser gostoso faz muito bem para a saúde. O vinho é considerado um ótimo antioxidante e antiinflamatório. Outra propriedade conhecida é que ele auxilia na redução do LDL, chamado de colesterol ruim e aumenta o HDL, conhecido por ser o colesterol que faz bem para a saúde. Ele possui polifenóis que dão estrutura ao vinho e considerados ótimos aliados do coração prevenindo doenças cardíacas e reduzindo os riscos de ataques e infarto do miocárdio.

As pesquisas sobre os benefícios do vinho ganharam mais força na década de 90. O epidemiologista francês Serge Renaud chamou de paradoxo francês o fato dos franceses consumirem muita gordura porém geralmente apresentavam baixos índices de problemas no coração. Esse paradoxo provavelmente era causado pelo consumo diário de uma ou duas taças de vinho.

O vinho também atua no aparelho digestivo e respiratório. Estudos afirmam ainda que a pessoa que consome vinho em doses moderadas e freqüentes, tem reduzido em cerca de 30% a possibilidade de sofrer um acidente vascular cerebral.

Acredita-se que os benefícios sejam maiores nos vinhos tintos. Uma das diferenças é que os brancos não são fermentados com as cascas o que poderia trazer diferenças na sua composição se comparados com os tintos.

Para ter todos os benefícios do vinho, é indicado o consumo diário de 250 ml para homens e 120 ml (cerca de uma taça) para mulheres. Por outro lado, precisa-se tomar cuidado com o excesso pois o álcool pode causa diversas doenças e problemas.

 
Fonte:
Data: 26/9/2005
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.