Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Saúde: Terapia relaciona partes do corpo na orelha
 

A auriculoterapia, ou também chamada de acupuntura auricular, é uma terapia alternativa que faz o diagnóstico através do exame das orelhas. Com estímulos em locais considerados estratégicos da orelha externa que corresponde a partes do corpo, cuida de doenças além de ter o poder anestésico.

Esse método é reconhecido para tratar de distúrbios emocionais e ajudar no tratamento do tabagismo, auxílio no emagrecimento e redução do estresse. Para o tratamento podem ser utilizadas agulhas e pequenas sementes em certos pontos da orelha.

Essa técnica parte do princípio que as partes do corpo possuem correspondência na orelha. Se esses locais forem cuidados e estimulados, conseqüentemente acontecerá a harmonização das suas funções e cura das doenças. Ao realizar essa sensibilização, o cérebro recebe os impulsos e ele mesmo faz e produz o tratamento.

Esse método é muito antigo. Foram encontrados relatos nas pinturas egípcias. Hipócrates também escreveu sobre a auriculoterapia para tratamentos odontológicos e de nevralgias.

Entretanto, durante muitos anos pouco se falou sobre essa terapia. Já em 1951, o francês Paul F. M. Nogier fez diversas pesquisas sobre o assunto e passou a ser considerado o pai dessa técnica. Ele estabeleceu relações precisas entre os órgãos e as regiões da orelha.

 
Fonte:
Data: 19/9/2005
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.