Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Saúde: Gorduras Trans são inimigas do coração
 

Com o aumento da procura por uma vida saudável com exercícios regulares e um cardápio mais balanceado, os alimentos que são prejudiciais à saúde acabam se tornando vilões das dietas e da nova vida com hábitos benéficos para a saúde. Um desses vilões são as gorduras trans que prejudicam o coração. Elas são formadas através de um processo de hidrogenação natural, ou seja, quando o animal rumina, ou então, em um processo industrial, que faz com que os óleos vegetais líquidos virem gordura sólida.

Essas gorduras são mais encontradas em alimentos industrializados, mas também podem estar em pequenas quantidades nos alimentos de origem animal como o leite. A industria alimentícia utiliza a gordura trans pois ela aumenta a consistência e prolonga o período de validade dos produtos. Elas são consideradas o principal ingrediente de manteigas e margarinas, mas também estão presentes em salgadinhos, bolos industrializados e batatas fritas.

Estudos apontam que o consumo exagerado dessa gordura causa graves problemas como o aumento dos níveis do colesterol total e do LDL, considerado o colesterol ruim. Além disso, também reduz o HDL, chamado de colesterol bom para a saúde. Ainda não existem dados que comprovem que o seu consumo possa trazer algum tipo de benefício.

Para saber se algum produto possui gordura trans em sua composição, basta ler os rótulos dos alimentos. Não é recomendado o consumo de mais de duas gramas desse tipo de gordura por dia.

 
Fonte:
Data: 12/9/2005
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.