Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Insônia: não sofra com esse problema
 

A insônia é caracterizada por causar dificuldade em começar e manter um sono, acordar freqüentemente durante a noite e ter um período de descanso insuficiente e sem qualidade. Ela chega a atingir entre 30% a 50% da população em algum estágio da vida e entre esses casos, 5% a 10% são classificadas como crônicos ou graves. Ela pode aparecer sozinha ou como sintoma de alguma outra doença.

Esse problema causa muitos outros transtornos. Uma única noite mal dormida pode afetar o bem-estar físico e mental durante o dia inteiro. A principal conseqüência é a falta de atenção com freqüentes momentos de extremo sono em que a pessoa chega até a cochilar.

Existem alguns tipos de insônia e que geralmente são as que aparecem por uma noite ou algumas semanas, as que ocorrem de tempos em tempos e a crônica quando acontece sempre.

Considerada como sendo a mais grave, a insônia crônica é também um pouco mais complexa. Quem sofre com essa doença apresenta alto nível de irritação com alterações de humor. É também maior o risco de acidentes de trabalho, doméstico e até no trânsito, além da pessoa ter sua produtividade reduzida e problemas de memória.

A insônia pode ser causada por questões psíquicas e orgânicas e o estresse do cotidiano ajuda nesse processo. Mas é possível tentar mudar alguns costumes que podem ajudar a acabar com a insônia, como dormir em locais escuros, pois a luminosidade faz com que o cérebro deixe de produzir a melatonina que induz o sono, além disso, é necessário que o ambiente seja silencioso.

Outra medida simples é não fazer exercícios físicos ao menos duas horas antes de dormir. Evitar bebidas como café e refrigerantes que podem servir como estimulantes e não ingerir comidas de difícil digestão antes de dormir.

Outra dica é ir para a cama apenas quando realmente estiver com sono. Não fique tentando dormir por muito tempo e nem ficar virando de um lado para o outro da cama esperando o sono chegar. O ideal é levantar e relaxar por uns 20 a 30 minutos e só depois retornar para cama.

 
Fonte:
Data: 12/9/2005
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.