Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Alimentação: O poder do guaraná
 

Essa planta é brasileira e originária da Amazônia. Há centenas de anos começou a ser cultivada pelos índios que desde aquela época utilizavam para ter energia e agilidade. Esse é o guaraná que possui muitas propriedades que ajudam o organismo.

Essa fruta auxilia nas funções gastrointestinais, protege o fígado e desobstrui as artérias e, como conseqüência, reduz os níveis de colesterol. Também possui grande poder para repor as energias perdidas.

O guaraná é um cipó lenhoso muito alto que quando está sobre outras árvores pode atingir até 10 metros. Quando estão maduros, os frutos são de cor avermelhada e alguns alaranjados. Apresenta folhas grandes com uma cor verde bem forte.

Para os índios, a palavra guaraná vem das palavras guarabira + raná que significa fruta que parece com o olho humano. Ela tem esse nome pois quando o fruto abre a casca aparece uma substância na semente que dá um aspecto parecido com o olho.

Essa fruta é conhecida principalmente pelo seu poder estimulante e afrodisíaco. Também é muito saudável para a pele evitando a flacidez, gerando a renovação das células e mantendo a aparência sempre jovem. Existem indicações que pode ser usado para emagrecer e para evitar a retenção de líquidos pelo organismo.

A maior parte desses benefícios vem da semente do guaraná que apresenta uma substância parecida com a cafeína, além de água, ferro, cálcio, ácido tânico, fósforo, vitamina A, tiamina, entre outros componentes que dão a essa fruta grande poder de ação no organismo, como é o caso da teobromina e teofilina que têm efeito diurético e reduzem o cansaço.

 
Fonte:
Data: 5/9/2005
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.