Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Saúde: Cuide dos olhos
 

Uma das recomendações para cuidar da saúde dos olhos é evitar a exposição prolongada ao sol sem usar óculos protetores. Os raios solares podem provocar o desenvolvimento de doenças como catarata, degeneração macular e pterígio. Os óculos devem ter proteção contra os raios solares UVA e UVB e é preciso ter cuidado com os produtos falsificados que podem deixar a pessoa mais exposta ao sol e prejudicar a visão da mesma forma.

Não é indicado coçar e nem esfregar os olhos. Esses atos podem ocasionar o rompimento de alguns vasos, infecções ou prejudicar a córnea. É preciso manter as mãos limpas já que são as responsáveis pelo contágio na maioria das vezes. Também não se deve gotejar nos olhos chás, sendo que pode-se colocar água mineral ou filtrada e soro.

Sobre os colírios, o melhor é optar pelos lubrificadores ou umidificadores, sendo que o uso freqüente dos vasoconstritores pode causar dependência e como consequência prejudicar a saúde dos olhos.

Já o fato de ficar muito tempo em frente ao computador e a televisão pode não prejudicar a visão. Entretanto, a pessoa que fica muito em frente a esses aparelhos pode sentir dores de cabeça e cansaço nos olhos. Isso é causado devido a grande atenção dada no momento que está em frente a esses aparelhos, e com isso, o indivíduo pisca com menos freqüência fazendo com que o olho fique menos lubrificado causando assim grande desconforto.

Para evitar, é necessário fazer pausas de cinco a dez minutos durante a exposição a cada duas horas. Além disso, o ideal é que a tela fique na altura dos olhos ou um pouco abaixo, para que o usuário não fique curvado durante o uso.

 
Fonte:
Data: 29/8/2005
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.