Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Alimentação: Veja as propriedades do mel
 

O mel é considerado o mais antigo alimento para adoçar usado pelo homem. Existem evidências em pinturas e manuscritos de seu uso desde a Pré-História. É um alimento rico em energia e outras várias substâncias que são benéficas para o corpo. O mel é indicado para o tratamento de doenças respiratórias, é expectorante e possui propriedades analgésicas e sedativas. Também é considerado um regulador intestinal e pode ser usado contra anemias.

Produzido no organismo das abelhas a partir do néctar das flores, ajuda na digestão e pode ser utilizado com outros alimentos como pães e leite. Não são todas as flores que produzem néctar suficiente para que as abelhas produzam mel, por isso, é possível encontrar diversos tipos desse produto com características diferenciadas como cor e viscosidade.

Uma das formas de confirmar a garantia da pureza do mel é a sua cristalização que não altera as suas propriedades. O produto pode ser utilizado na forma cristalizada sem problema algum. Entretanto, para que ele volte para a forma líquida é preciso ter cuidado: não se pode colocá-lo diretamente em contato com o fogo, sendo que o ideal é deixar em banho-maria sem que a temperatura ultrapasse 40 º C. Se passar desse ponto, o mel pode perder suas propriedades. Outro conselho é não deixar o produto em geladeira e evitar a exposição direta ao sol.

Segundo algumas pesquisas, consumir mel diariamente causa o aumento na resistência do organismo. É indicado o consumo de uma colher de sopa ao dia, de preferência no período da manhã. Além disso, também é energético, bactericida, tonificante e vasodilatador.

Existem diversos tipos de méis, como exemplo é possível citar o mel de eucalipto que é mais indicado para o tratamento de tosse e asma, o mel de laranjeira que é considerado um ótimo regulador intestinal e o mel assa-peixe que além de calmante é utilizado como tônico.

 
Fonte:
Data: 22/8/2005
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.