Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Saúde: Conheça as conseqüências do estresse
 

Você sente dores de cabeça freqüentemente? Durante a noite você fica virando de um lado para o outro na cama sem conseguir dormir? Estão aparecendo espinhas no seu rosto? Cuidado: esses sintomas podem ser conseqüências do estresse. Uma vida atribulada pode afetar o organismo de diversas formas, variando de pessoa para pessoa. Normalmente, o excesso de estresse pode causar dores pelo corpo, algumas reações alérgicas, tensão muscular e até mesmo problemas de coração e hipertensão.

O estresse é formado por um conjunto de reações fisiológicas que podem gerar um desequilíbrio no organismo. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação. O estresse atinge o organismo devido ao relacionamento entre os sistemas imunológico, nervoso e endócrino. Isso explica o porque que o estresse pode levar a vários outros sintomas e diversas doenças.

Para reduzir as conseqüências desse problema é preciso cuidar da alimentação evitando bebidas alcoólicas, gordura, açúcar, chocolate e sal, ou seja, ter uma dieta saudável e equilibrada. Praticar exercícios físicos também pode trazer melhorias. O peso é outra conseqüência dos altos níveis de estresse.

É possível citar também como conseqüência as dermatoses, esgotamento físico, queda de cabelo, além de sintomas psicológicos como a apatia, isolamento e ansiedade.

Para controlar o estresse um dos caminhos é fazer a respiração abdominal, inspirando pelo nariz e dilatando os músculos do abdômen e soltando o ar pela boca ou pelo nariz contraindo os músculos.

 
Fonte:
Data: 22/8/2005
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.