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Saúde: Escolha bem o cardápio noturno
 

Você chega em casa à noite, cansado e com fome. O que comer a essa hora? Pedir comida por telefone, render-se aos congelados ou preparar seu próprio jantar? Também precisará levar em consideração o tipo de alimento que deveria comer para garantir uma boa digestão e uma noite de sono tranqüila.

Se você tem essa preocupação, ótimo, mas caso nunca tenha pensado no assunto, é importante saber que a alimentação noturna pede um pouco mais de atenção. O jantar é importante porque precede o sono e esse momento é fundamental para o funcionamento do corpo, que trabalha muito enquanto a cabeça descansa e os sonhos se processam.

A regra é escolher comidas de fácil digestão e evitar as que dão muito trabalho para o corpo processar, por isso, antes de dormir fique longe de gorduras, seja de carne ou das frituras em geral, já as carnes grelhadas estão liberadas. As verduras e os legumes também são boas pedidas, o que não acontece com leguminosas com cascas, que dão mais trabalho ao organismo.

Como, em geral, quase ninguém faz exercícios físicos para queimar o carboidrato ingerido no jantar, é fácil entender porque deve ser evitado neste horário: o carboidrato processado tem muito açúcar, além de engordar, o açúcar queima o cálcio e o ferro e envelhece, pois reage com proteínas estruturais do organismo e atinge as enzimas que combatem os radicais livres.

Duas colheres de arroz branco, um pouco de feijão ou lentilha, verduras e legumes cozidos no vapor acompanhados por carne vermelha ou branca grelhada compõem um prato bem equilibrado. Quanto menos cozidos, mais vitaminas e sais minerais mantêm os legumes. Para algumas pessoas as saladas são o segredo da boa saúde.

Outro aspecto a ser levado em conta é até que horas devemos jantar. O costume de chegar em casa tarde, comer e logo em seguida dormir, é péssimo. Esse hábito além de engordar, pode ocasinar problemas gástricos, como azia e gastrite, formação de gases e um sono ruim. O ideal é comer entre 6 da tarde e 8 da noite, assim o organismo desenvolve suas funções noturnas corretamente.

Uma caminhada leve após o jantar e uma xícara de chá de camomila, erva-doce ou erva-cidreira são o arremate perfeito para garantir uma noite de sono tranqüila.

 
Fonte:
Data: 24/6/2004
 
 

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