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Comportamento: Aprenda a dizer não
 

Deixar claro o que você pode ou não pode fazer é uma das ferramentas para ganhar credibilidade e respeito no ambiente de trabalho
Ter uma boa imagem é algo muito diferente do que fazer tudo para agradar os outros. Ao contrário de fortalecer sua imagem, ficar tentando parecer bem e não se indispor com ninguém acaba transmitindo uma ausência de valores pessoais. Dessa forma, torna-se impossível construir uma imagem sólida, pois seus princípios e sua personalidade não ficam evidentes. A forma como você lida com situações difíceis e como mantém sua palavra demonstram sinais de maturidade profissional.

Uma das situações que mais tentamos evitar é negar alguma solicitação que tenha sido feita. Dizer "não" pode ser algo bastante estressante, mas não dizê-lo pode trazer conseqüências muito mais sérias para sua imagem. Se você nunca nega nenhum pedido por medo de parecer antipático ou por não saber como fazê-lo, acaba se tornando alguém que todos vêem como disponível e que não encara seu próprio trabalho como prioridade. No final, você acaba atolado de coisas para fazer: as suas e as dos outros, o que não é nenhum pouco agradável. Negar algum pedido não requer tanto esforço -- é só uma questão de prática. Veja como tornar esse momento menos difícil:

1. Antes de tudo, saiba de fato quais são obrigações e responsabilidades.
2. Seja direto na resposta. Não hesite dizendo coisas como "hum", "deixa eu ver" ou "vou pensar".
3. Lembre-se de que a palavra "não" é uma das opções que temos para negar um pedido, mas não é a única.
4. Não reaja emocionalmente. Para dizer "não", você não precisa se indispor. Seja educado. E muito importante: não use o momento para dizer tudo o que pensa.
5. Assuma o que você está dizendo e não culpe outras pessoas por sua atitude. Explique quais são suas obrigações, pendências e prioridades.
6. Não use problemas pessoais para se justificar.
7. Proponha uma outra solução ou indique outra pessoa para fazer o que lhe pediram.
8. Não faça nada que vá contra seus princípios ou de que irá se arrepender depois.
9. Cumpra o que prometeu. Se disser que não pode fazer algo, não o faça. Honre sua palavra para ter credibilidade.
10. Não faça disso uma disputa pelo poder. Perceba quando está sendo inflexível e saiba também quando dizer "sim".
11. Para que sua mensagem tenha consistência, também é necessário que você use sua linguagem corporal para reforçar o que está dizendo. Olhe diretamente nos olhos do seu interlocutor. Desviar o olhar transmite incerteza e se a outra pessoa captar isso, irá insistir até que você ceda. Adote uma expressão facial positiva para transmitir segurança no que está dizendo e fique com uma postura relaxada. Cuidado com gestos nervosos, como morder o canto da boca ou bater com a caneta na mesa.
12. Fale clara e pausadamente para não demonstrar ansiedade, mas sim veracidade.
13. Por fim, não espere que todos gostem de você sempre. É provável que isso não aconteça, mas tenha certeza de que dizendo "não" na hora certa todos irão respeitá-lo.

 
Fonte:
Data: 30/1/2004
 
 

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