Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Saúde:
Doar sangue: benefícios para seu coração
 

Os bancos de sangue de todo o País estão sempre com déficit de abastecimento. Uma das causas do problema é a falta de informação da maioria das pessoas, que cercam a doação de sangue de mitos, entre os quais de que o sangue engrossa ou afina após a doação.
Em vez disso, o ato de doar sangue traz benefícios a sua saúde. Um estudo realizado na Finlândia mostra que a doação pode diminuir em 86% os riscos de problemas cardiovasculares no homem. A relação entre doação e a diminuição das doenças cardíacas está ligada ao excesso de ferro acumulado no sangue, que se torna um potencial agente oxidante, atuando como catalisador da geração de radicais livres, substâncias tóxicas produzidas pelo organismo.
Já as mulheres têm este risco naturalmente diminuído durante o período menstrual, que elimina o excedente de ferro acumulado no sangue.

Conheça o passo-a-passo da doação:
O candidato à doação fornece dados como nome, endereço, RG e telefone. Em seguida, é encaminhado ao teste de anemia (foto), quando é feito um exame para saber se os níveis de hemoglobina estão dentro dos limites aceitáveis.

São verificados batimentos cardíacos, pressão arterial (foto) e peso do candidato. Depois o candidato é encaminhado a uma entrevista confidencial, que tem o objetivo de avaliar se a doação oferece riscos à saúde dele ou do receptor.

Caso o candidato seja aprovado nessa entrevista, é encaminhado para a coleta. Deitado numa poltrona, o doador tem o braço amarrado com um elástico e é feita a higienização da área a ser perfurada.

Um aparelho funciona com um compressor e faz a sucção do sangue por meio de uma espécie de manguerinha, que vai direto para a bolsa.

Durante cerca de dez minutos, o doador precisa fazer leves movimentos de pressão numa bolinha para que o sangue seja coletado com mais facilidade.

São coletados, em média, 450ml de sangue. Esse volume pode variar para mais ou para menos de acordo com a altura, o peso e o sexo do doador. Após a doação, o doador recebe um lanche. É recomendável tomar muito líquido no decorrer do dia.

 
Fonte:
Data: 5/1/2004
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.