Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Auto-conhecimento: Sintonize pensamentos, sentimentos e ações
 

Às vezes, a gente se sente numa encruzilhada. A cabeça vai para um lado, o coração para outro e o corpo toma uma terceira via. Resultado, ficamos com a sensação de que falta algo. Para se sentir inteiro e forte, é vital que nossas atitudes tomem o mesmo caminho de nossos pensamentos e sentimentos.

A respiração no ritmo certo é o que mais nos dá coesão. Nós sabemos que para cuidar do corpo temos de fazer exercícios, receber massagem e comer direito. Mas para tratar bem do emocional é preciso equilibrar cabeça e coração. Para isso, a comunicação deve ser restabelecida em seu sentido mais amplo.

Uma missionária chinesa trabalhava numa prisão. Certo dia, um louco saiu correndo atrás de todos com um grande machado. Quem pôde se fechou em sua cela, mas uma missionária ficou sozinha. Quando o homem se aproximou dela, ela olhou bem para ele e disse: ‘Você parece tão cansado, não quer se sentar um pouco?’ Ele lentamente colocou o machado no chão, sentou-se e começou a conversar com a missionária. A questão é que a mulher conseguiu se comunicar, falou com a parte mais humana daquele homem, que, por várias razões, estava escondida.

Comunicar-se é, para a biossíntese, um recurso poderoso que precisamos resgatar em sua essência. Olhar nos olhos de quem está a nossa volta aproxima as pessoas. Quando estabelecemos um contato ocular, por mais perdida que a pessoa esteja se sentindo, vai perceber que está aqui e agora. Isso cria um anteparo, uma proteção. De certa forma, também nos ajuda a estar conscientes de nossas fronteiras. À medida que você se sente mais seguro pelo contato franco, é capaz de decidir o que não quer e recusar o que invade.

Na busca pela integração corpo, mente e emoções, fruto do autoconhecimento, outro ponto valorizado pela é lidar com o que se tem. A boa notícia é que até sutis mudanças têm efeito. Cada um começa sua evolução por onde estiver pronto, pelo que é mais fácil de renovar.

Comece bem o seu ano, sintonize-se.

 
Fonte:
Data: 5/1/2004
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.