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Bem-Estar:
tenha uma boa noite
 

Quem quer zerar a quota de cansaço e acordar de bem com a vida tem de prezar o sono. Os especialistas chamam isso de higiene do sono. Conheça algumas das principais recomendações para pôr em prática já esta noite.

• Coma, no máximo, duas horas antes de deitar e opte por alimentos leves. Um pedaço pequeno de carne grelhada com legumes (prefira brócolis e vagem a beterraba e batata, que contêm carboidrato e são energéticos) ou uma sopa são os velhos e bons ingredientes. Macarrão com molho de tomate é uma sugestão eventual.
• Evite praticar atividades físicas intensas no período noturno. Os exercícios liberam adrenalina, uma substância estimulante e incompatível com o esperado descanso.
• Mais um motivo para parar de fumar: o cigarro é estimulante e, portanto, inimigo do sono.
• Uma gota de óleo essencial de lavanda no travesseiro contribui para as noites tranqüilas. Como a lavanda é um dos únicos óleos que podem ser colocados diretamente sobre a pele, a aromaterapia indica uma gota dele nos pontos de tensão: nuca, têmporas, testa ou peito.

A quantidade de sono necessária para cada um varia. Em geral, oito horas bastam. Para alguns, no entanto, a garantia de um despertar satisfatório depende de nove horas. Essas pessoas são classificadas como grandes dormidores (os pequenos dormidores são aqueles que se sentem bem com apenas seis horas de sono).

Sinta qual é sua necessidade real. Dormir além do necessário gasta energia. O corpo tende a ficar mais cansado devido ao tempo prolongado na mesma posição, por exemplo. É um desgaste parecido com o que temos ao comer demais. O ideal nas duas situações é parar quando estiver saciado: de sono ou de comida.

 
Fonte:
Data: 7/11/2003
 
 

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