Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Comportamento: Descobrindo o universo dos livros
 

Você pode não perceber, mas o prazer da leitura começa muito cedo na vida de nossos filhos. Por volta dos três anos, quando ainda nem sabem ler, os pequenos já se interessam por livros coloridos, barulhentos, feitos de materiais de plástico ou tecido. Enfim, as crianças gostam dos livrinhos gostosos de manusear. Nesta fase, tudo é uma grande brincadeira, mas que despertará o interesse dele para o mundo da literatura. Descubra como incentivar seu filho desde bem cedo a ter o hábito de ler. Desde bem cedo é fundamental que as crianças entrem em contato com boas histórias, que, geralmente, serão lidas ou contadas pelos pais. A escolha do conto e da linguagem adequados são fatores que os pais devem estar atentos. De preferência, os pais devem optar por contar histórias que tenham narrativas claras, com as quais a criança possa se identificar. Os contos de fadas são bons exemplos de histórias que encantam os pequenos.

Sempre a mesma história
Não estranhe se o seu filho quiser ouvir as mesmas histórias várias vezes: o que pode ser repetitivo para você, faz muito sentido para ele. Afinal, a criança se sente segura por já conhecer a trama - e por isso insiste na repetição da trama que ela tanto conhece. Aproveite para mostrar a ela versões diferentes das histórias, especialmente aquelas que foram transformadas em produções cinematográficas e às quais elas já tiveram a oportunidade de assistir. Esta é uma maneira de tornar os momentos entre você muito prazerosos!

Dê o exemplo!
O jeito de se relacionar com os livros muda com o início do processo de alfabetização. Nessa fase a criança fica muito mais ligada à leitura e a escolha dos livros ganha uma nova abordagem. No início, opte por livros com pouco texto e com o tamanho de letra aos qual ele esteja habituado. Inspire-se em seus cadernos! Mesmo que demore muito tempo, não desista: chegar ao fim da história é muito importante! Para manter o hábito da leitura sempre viva, incentive a criança a procurar outros livros e a ler por conta própria. Sugira que ela também leia para você ou para um irmão menor. Ela se sentirá valorizada no seu processo de aprendizagem. Não esqueça de que as crianças imitam os hábitos dos pais: mostre o quanto você tem prazer na leitura!

Deixe que os pequenos "tropecem" em livros pela casa e que possam perceber que eles já foram lidos e manuseados. Desta maneira, ele se sentirá ainda mais estimulado a entrar no maravilhoso mundo dos livros!

 
Fonte:
Data: 3/10/2003
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.