Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Saúde:
seu organismo tem fome de quê?
 

Será que a fome é apenas a falta do consumo total ou parcial de alimentos e, consequentemente, o baixo peso e a desnutrição, ou um indivíduo com sobrepeso ou obeso pode ter fome? Será que o peso ideal é um indicador que você consome todos os nutrientes que necessita?

A nós, a preocupação não dever ser apenas com as calorias dos alimentos. A boa nutrição é muito mais do que manter um peso desejado. Nosso organismo necessita de uma série de nutrientes para exercer todas suas funções metabólicas. A água, os carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais entre outros devem estar presentes em quantidades adequadas em nosso dia a dia.

E manter nosso organismo longe da fome de nutrientes não é tão complicado e não requer tantas receitas. Precisamos apenas frear o consumo exacerbado de produtos industrializados ricos em corantes, gorduras hidrogenadas e açúcar, entre outros produtos totalmente dispensáveis para a manutenção da saúde.

A correria do dia a dia e os apelos ao paladar nos distanciaram de uma alimentação rica em nutrientes. Agora, a solução é retroceder e começar a reaprender a saborear os alimentos em sua forma mais natural, como verduras, frutas, grãos e cereais integrais.

Os vegetais e as frutas são excelentes fontes de vitaminas e minerais, fibras e fitoquímicos, e devem estar presentes em nosso dia a dia em todas as refeições, totalizando de 6 a 8 porções diárias.

Os efeitos protetores de frutas e verduras contra o câncer ainda não esta totalmente claros, mas é certo que esses alimentos exercem proteção. O que ainda não sabemos é quais as substâncias contidas nesses alimentos é que proporcionam o benefício, podendo os efeitos protetores serem provenientes de um sistema complexo das substâncias presentes no organismo.

Não adianta tomar cápsulas de suplementos, porque elas não conseguem exercer a mesma proteção que as frutas e verduras.

 
Fonte:
Data: 5/9/2003
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.