Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Ecologia: 38 atitudes para conter o desperdício
 

Torneira pingando, as frutas apodrecendo, as luzes da casa inteira acesas. Essas situações são familiares para você? Então, multiplique isso por milhões de pessoas, 365 dias por ano, e você terá a dimensão do nível de desperdício de água, eletricidade, alimentos e outros recursos naturais que ocorre no mundo todo e provoca, direta ou indiretamente, um impacto altamente negativo no meio ambiente.

Consumimos 20% a mais do que o planeta consegue renovar. Se todos consumissem como os americanos e os europeus, por exemplo, seriam necessários pelo menos mais quatro planetas para atender a demanda. Uma das táticas que as organizações ambientais sugerem para combater o desperdício é a prática dos três erres. O primeiro R, de redução, recomenda que se evite adquirir produtos desnecessários. O segundo R, de reutilização, sugere que se reaproveitem embalagens, plásticos e vidros, por exemplo, e que se deixe apenas como última opção o uso de objetos descartáveis, como copos de plástico. Por fim, o R de reciclagem, que todo mundo conhece e muitos já incorporaram à rotina.

Tudo está interligado
Mas reciclar não pode ser uma ação desvinculada dos dois outros erres, a redução e a reutilização, pois quando se fala em meio ambiente uma coisa está sempre ligada a outra. Se 1 milhão de pessoas usassem a frente e o verso do papel, cada uma delas economizaria 50 folhas por mês, o que representaria uma economia de 500 toneladas de papel. Para fabricar essa quantidade são necessários 12 milhões de metros cúbicos de água, o suficiente para abastecer 800 mil famílias de seis pessoas com 125 litros de água por pessoa.

Pequenos gestos, aparentemente banais, geram benefícios em cadeia, evitando a escassez da água, o desmatamento e o desperdício de combustível e energia elétrica. Confira o que você pode fazer já.

Veja as atitudes para conter o desperdício de cada ítem:
Água
Em 2025, duas em cada três pessoas no mundo não terão água para beber, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Um cano com um furo do tamanho de um alfinete derrama 2,8 mil litros de água em 24 horas. Em um ano esse furo vazaria mais de 1 milhão de litros de água – esse valor multiplicado por 50 anos representa o equivalente ao que jorra durante um minuto pelas cataratas do Iguaçu. Motivos mais que suficientes para consertar rapidamente qualquer vazamento e pensar duas vezes antes de lavar desnecessariamente o carro ou a calçada.
1. Nunca deixe a torneira pingando. Em um só dia, ela é capaz de desperdiçar mais de 40 litros de água.
2. Se a descarga disparar, troque o reparo o mais rápido possível.
3. Na construção ou reforma, opte por vasos sanitários que usem o sistema V. D. R. (Volume de Descarga Reduzido), que economiza até 40% de água.
4. Ao lavar a louça, primeiro jogue fora os restos de alimentos de pratos e panelas e encha a cuba da pia de água pela metade. Ensaboe as louças com a torneira fechada. Encha a cuba novamente e enxágüe toda a louça.
5. No banho, feche o chuveiro enquanto está se ensaboando.
6. Deixe a torneira fechada toda vez que for escovar os dentes.
7. Lave de uma vez só, na máquina ou a mão, toda a roupa acumulada.
8. No verão, regue o jardim pela manhã ou no final da tarde, para que a água não evapore rápido demais.
9. Em vez da mangueira, use um balde para retirar a sujeira do veículo e da calçada. Prefira varrer o chão sempre que puder.

Papel
Cada brasileiro gasta por ano uma quantidade de papel equivalente a duas árvores. Reutilizar e reciclar papéis pode salvar uma árvore e meia por ano e ainda economizar 2 mil litros de água e 120 litros de petróleo gastos na fabricação do papel. Preste atenção se você não gasta folhas sem necessidade e procure reaproveitá-las sempre que possível.
10. Use os dois lados das folhas, tanto para escrever quanto para imprimir.
11. Revise os textos ainda na tela do computador, antes de imprimi-los, para não ter que pedir mais de uma impressão.
12. Visualize a impressão do documento antes de imprimir (todos os computadores possuem esse recurso). Assim evita-se desperdiçar uma folha inteira com apenas uma ou duas linhas.
13. Reaproveite papel ou cartolina para fazer rascunhos, anotações ou imprimir documentos enviados por fax.
14. Se possível, ao fazer fotocópias use os dois lados da folha de papel.
15. Use coadores, guardanapos e toalhas de pano.
16. Aceite apenas os folhetos de propaganda que forem de seu interesse.
17. Use envelopes apenas quando for realmente necessário.
18. Tente reutilizar os papéis de presente e sacolas.
19. Quando comprar produtos feitos de papel, prefira os reciclados ou os que trazem selos de certificação, como o do Conselho de Manejo Florestal (FSC).

Alimentos
No Brasil, 60% do lixo domiciliar é composto por comida. Isso representa, a cada ano, 26,3 milhões de toneladas de restos de alimentos desperdiçados. Você pode fazer sua parte para conter esse esbanjamento (num país em que boa parte da população passa fome) prestando atenção na data de fabricação dos produtos e adequando a compra de frutas e legumes, por exemplo, ao real consumo de sua família.
20. Evite fazer grandes compras mensais. Compre tudo em quantidades menores, com a certeza de que não vai jogar nada fora.
21. Não compre produtos em quantidade exagerada só porque estão em promoção.
22. Consuma logo vegetais e frutas, que são os primeiros a estragar.
23. Para conservar as hortaliças por mais tempo, guarde-as inteiras, sem cortar ou descascar, em sacos plásticos na parte baixa da geladeira. Frutas maduras devem ser conservadas no refrigerador. Deixe-as em temperatura ambiente somente até amadurecerem.
24. Procure reaproveitar talos, sementes, folhas de verduras e cascas de frutas, que têm alto valor nutritivo.

Combustível
As reservas mundiais de petróleo, gás natural e carvão, formadas ao longo de milhões de anos, estão sendo rapidamente consumidas e não são renováveis. Manter o motor do carro bem regulado, com filtros de ar limpos e velas dentro do período de vida útil indicado pelo fabricante, é a principal medida para não desperdiçar combustível – gasolina, diesel, álcool ou gás natural.
25. Organize seu dia-a-dia para precisar o menos possível do carro. Se faz caminhadas, aproveite para passar no banco ou na padaria.
26. Peça ou dê carona para pessoas que façam o mesmo trajeto que você.
27. Escolha um carro econômico e menos poluente e evite utilizá-lo para ir a lugares não muito distantes.
28. O ar-condicionado do carro é um dos vilões do desperdício de combustível. Utilize-o com moderação.
29. Mantenha os pneus calibrados e as rodas alinhadas e balanceadas, pois elas também contribuem para o desperdício.
30. Não sobrecarregue o veículo. O porta-malas pesado exige mais força do motor e, consequentemente, mais combustível.
31. Não ande com o tanque na reserva, isso provoca a evaporação mais rápida do combustível.
32. Evite vícios como acelerar antes de desligar o motor e ao trocar de marcha. Se o carro tiver afogador, acione-o apenas enquanto o motor estiver frio.

Eletricidade
Se 1 milhão de pessoas diminuíssem seu tempo de banho para 6 minutos, seria possível uma economia de energia suficiente para fechar a Usina Nuclear Angra I, além de economizar água para 100 mil pessoas. Esse é um ótimo motivo para tomar banhos mais curtos e menos quentes.
33. Evite guardar na geladeira alimentos ainda quentes, pois isso exige maior esforço do motor e maior gasto de energia.
34. Ao comprar um eletrodoméstico, prefira os que possuem o Selo Procel de Economia de Energia. Esse selo é concedido pelas Centrais Elétricas Brasileiras aos equipamentos com bons índices de eficiência energética.
35. Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada quando estiverem fora de uso.
36. Não durma com a TV ou o equipamento de som ligados.
37. Utilize ao máximo a iluminação natural. Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que consomem menos energia.
38. Acostume-se a sempre apagar as luzes dos ambientes desocupados.

 
Fonte:
Data: 23/7/2003
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.