Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Filhos:
estimule a criatividade com a fotografia
 

Como introduzir no lazer de nossos filhos atividades criativas, interessantes, quando sabemos que freqüentemente é tão difícil tirá-los dos maçantes videogame, televisão, game boy?

Por que fotografar?
A fotografia é uma ótima opção, pois a criança com certeza já viu as fotos tiradas pelos pais do seu nascimento, de aniversários ou de viagens. Que tal dar uma oportunidade aos nossos pequenos de registrarem e contarem histórias por meio das fotos e, principalmente, do olhar deles? Depois, é só deixar a criatividade deles bem solta! Isso trará muita diversão, já que as crianças têm espontaneidade, curiosidade e graça de sobra e irão eternizar momentos simples e importantes como o sorriso da mamãe, um abraço, as brincadeiras dos amigos... Além disso, ela poderá expressar sua sensibilidade nesta nova atividade artística.

Imagina só que emoção: seu filhote ganhando a primeira câmera, tendo liberdade para criar brincando, esperar a revelação e ver eternizado, naquele papel, um momento precioso de sua vida, de seus pais, dos amigos, de sua casa, do cachorrinho e montar um álbum com suas histórias. Será como um jogo altamente instigador e criativo, em que os resultados poderão ser guardados por muito tempo e, por que não?, serem mostrados para os filhos e netos deles!

Passo-a-passo
Para estimular seu filho, leve-o sempre que possível a museus, galerias e centros culturais, onde ele começará a compreender e apreciar as Artes Plásticas, em que a fotografia está ao lado da pintura, do desenho, da escultura e das instalações. Um bom livro também contribui para aumentar o interesse da criança pela Arte. O livro Crianças do Êxodo, de Sebastião Salgado, da Companhia das letras, é fascinante. Ele mostra as crianças dos cinco continentes, em fotos preto e branco, uma verdadeira poesia visual.

Como escolher e comprar a primeira máquina?
Para os principiantes, uma boa opção são as máquinas descartáveis, de fácil manuseio e simples, como as da Fuji ou Kodak, que custam em média de 20 a 50 reais. Para os adiantados, há câmeras pequenas automáticas da Canon ou Nikon, na faixa de 200 até 1000 reais e que podem ser usadas com filme cor ou preto e branco. Para as crianças que lidam bem com computador, nada melhor que as incríveis digitais, em que é possível ver as fotos na mesma hora, no visor da câmera ou ligá-las na TV ou no computador e apagar as fotos que não saírem boas. A Sony e a Samsung têm modelos a partir de 1.200 e 1.000 reais, respectivamente.

Outras dicas!
Se puder, leve seu pequeno a uma papelaria e deixe-o escolher o álbum onde vai colocar suas fotografias. Alguns locais oferecem opções desde as mais simples até as mais sofisticadas, além de belos álbuns reciclados de todas as cores! Um bom momento para a criança começar a fotografar pode ser no próximo feriado ou férias. Você verá como incríveis surpresas surgem nesses momentos!
Finalmente, a fotografia como arte promove o desenvolvimento artístico, intelectual e emocional de nossos filhos.

 
Fonte:
Data: 2/7/2003
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.