Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Viver Bem:
sete hábitos para mais sete anos de saúde
 

Pode parecer incrível, mas mudar sete coisas na sua rotina pode garantir a você mais sete anos de vida. É o que diz a Organização Mundial da Saúde (OMS), que fez uma pesquisa e identificou, também, o que mais mata no Brasil e no mundo.

Alcoolismo, tabagismo, hipertensão e obesidade são os quatro fatores que mais roubam anos de vida saudável do brasileiro. Outros grandes causadores de morte no mundo são má alimentação (e, o que é mais grave, falta de comida), sexo sem proteção, altas taxas de colesterol, má qualidade da água, carência de ferro e inalação de fumaça.

Veja aqui uma relação de sete atitudes que salvam vidas:

Alimente-se bem: abuse de frutas, verduras e legumes, evite a gordura. Cuidando bem da alimentação, você combate tanto a desnutrição quanto a obesidade. Uma dieta equilibrada também diminui o colesterol, ajuda no combate à hipertensão e evita a carência de ferro.

Combata o estresse: melhorando sua qualidade de vida, você fica menos ansioso. A ansiedade é um dos grande motivos para as pessoas começarem a fumar, beber e comer compulsivamente. Sua pressão arterial também vai agradecer o cuidado.

Mexa-se: não precisa se matricular correndo em uma academia. Mesmo mudanças pequenas no dia-a-dia já ajudam a adquirir, aos poucos, o bom hábito dos exercícios. Eles são capazes de evitar a hipertensão e a obesidade.

Não beba: o álcool é o principal ladrão da saúde dos brasileiros. Um ou dois drinques no final-de-semana não vão matar ninguém, mas não abuse! Além de não pegar o costume, é importante evitar bebedeiras, mesmo que eventuais: numa dessas, você pode tirar a sua vida e a de outros - em um acidente de carro, por exemplo.

Não fume: o cigarro causa quase 50 doenças, mas, ainda assim, o número de fumantes continua crescendo. Nesse ritmo, ele tem chances de se tornar o maior causador de morte em todo o mundo. Use a cabeça e viva mais.

Use camisinha: esta é uma tecla em que não dá para parar de bater. Este hábito precisa tornar-se tão natural quanto tomar banho ou escovar os dentes. A camisinha é sua única arma contra as doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a Aids: quarta causa de morte no mundo. Não se arrisque.

Vacine-se, faça exames, visite o médico: ir com freqüência ao médico ajuda a manter sua saúde em dia. Converse com ele, tire suas dúvidas, faça os exames e tome as vacinas necessárias. Com isso, você evita doenças, pode diagnosticá-las ainda no início e receber conselhos que ninguém melhor que ele para dar.

 
Fonte:
Data: 2/6/2003
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.