Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Saúde:
a filosofia do bom humor
 

Conheça os impactos da risada sobre o corpo humano e descubra que você tem motivos de sobra para sorrir.

Coração

O ritmo cardíaco acelera. Em alguns casos, os batimentos podem chegar a 120 por minuto. Em repouso, o coração bate, em média, 70 vezes por minuto. Quando o coração pulsa com mais vigor, mais sangue passa a circular pelo organismo. Isso aumenta a oxigenação dos tecidos.

Pulmões

Durante uma risada, aumenta a absorção de oxigênio pelos pulmões. A inalação de ar é mais profunda e a expiração, mais forte. Com a maior ventilação pulmonar, o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais são eliminados, promovendo uma espécie de "faxina" nos pulmões.

Músculos Abdominais

O grupo muscular mais exercitado durante a risada é o abdominal. Esses movimentos funcionam como uma massagem para o sistema gastrintestinal. Portanto, rir facilita a digestão e o funcionamento do aparelho intestinal.

Vasos Sanguíneos

Com o maior bombeamento de sangue promovido pelo coração, os vasos sanguíneos se dilatam e a pressão arterial baixa.

Sistema Imunológico

A risada faz com que o nível dos hormônios responsáveis pelo stress baixem. Com menos cortisol e adrenalina circulando no organismo, o sistema imunológico se fortalece. A produção de células de defesa do organismo aumenta e elas se tornam mais ativas.

Riso trágico

Sabe porque certas pessoas costumam rir em situações trágicas?
Por não estarmos preparados, algumas vezes não conseguimos assimilar uma notícia ruim. Quando isso acontece, o "peso da tragédia" sobrecarrega o corpo e aumenta a produção de hormônios como a adrenalina. Essa sobrecarga emocional e física precisa ser neutralizada para que o organismo possa voltar a funcionar normalmente. Conhecendo todos os benefícios que uma risada traz, o corpo se encarrega de se recuperar através de uma crise de risos e gargalhadas.

Aproveite a vida, sorria sempre

 
Fonte:
Data: 16/5/2003
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.