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Sono: faça dele uma prioridade
 

Você não dorme o quanto precisa porque não tem tempo? Se é essa a sua desculpa, talvez esteja na hora de você repensar as suas prioridades diárias.

O que muita gente encara como perda de tempo - dormir dez horas por noite, por exemplo - tem que passar a ser visto como uma necessidade do corpo que infleunciará todo o seu dia. É comprovado que a privação do sono, ou seja, dormir menos horas do que você precisa, traz várias conseqüências como irritabilidade, alterações no humor, dificuldade de concentração, maior risco de problemas cardiovasculares e desequilíbrio hormonal.

O número de horas que cada um precisa dormir por noite varia de pessoa para pessoa, mas geralmente está na faixa de 7 a 9 horas diariamente.

Uma maneira de perceber se está dormindo menos do que deveria durante a semana é notar quantas horas a mais você dorme quando tem o dia livre - no final de semana, por exemplo. Se normalmente você dorme seis horas e no sábado dorme doze, é sinal de que está privado de sono.

O problema se agrava ainda mais entre as pessoas que fazem plantões noturnos, que dormem em média uma hora a menos do que as que dormem durante a noite. Os que passam noites acordados têm mais problemas gastrointestinais, além de comerem mais do que devem para se manter acordadados, o que os leva ao ganho de peso.

Por isso, para ter dias mais saudáveis, é de extrema importância dar mais atenção ao sono e fazer dele uma prioridade. Você vai render muito mais e terá menos problemas de saúde.

 
Fonte:
Data: 25/4/2003
 
 

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